Estudantes de Medicina integram ações de cuidados à profissionais do sexo no centro da cidade


10 de junho de 2025 - , ,


Foto: Arquivo pessoal/Prof. Nathan Mendes Souza (CLM) e alunas(os) de Medicina UFMG no Centro de Testagem e Aconselhamento do SUS/BH

No dia 29 de maio, foi articulada pelo professor Nathan Mendes Souza, do Departamento de Clínica Médica da UFMG, uma ação que reuniu profissionais de saúde, estudantes de Medicina da UFMG e de Enfermagem da UNA em uma iniciativa de prevenção e cuidado voltada para profissionais do sexo que atuam em hotéis e motéis do centro de Belo Horizonte.

Realizada desde 2017, o projeto faz parte do programa de estágio do Centro de Saúde Carlos Chagas. Em edições anteriores, a ação era realizada em locais próximos aos hotéis, mas para este ano a novidade foi a implementação da ação dentro do local de trabalho destas profissionais, em busca de uma maior adesão.

Ao todo, participaram da iniciativa 14 trabalhadores do SUS-BH, dois professores universitários, quatro redutores de danos, dez estudantes de Enfermagem da UNA e 19 alunos de Medicina da UFMG, que se revezaram em turnos da manhã e da tarde. Foram atendidas 110 mulheres que atuam na região central da cidade.

Na semana anterior à ação, os redutores de danos visitaram os locais para apresentar o projeto às profissionais e aos gerentes dos estabelecimentos. Já os estudantes receberam orientações sobre os cuidados e abordagens a serem adotados com a população atendida, em encontros conduzidos pelo professor Nathan Mendes e pela preceptora Débora Carneiro.

Os atendimentos ocorreram durante os momentos de descanso das trabalhadoras. As equipes, formadas por trios ou quartetos compostos por estudantes e profissionais da saúde, eram lideradas por um redutor de danos. Entre os procedimentos realizados, estavam aferição de pressão arterial, exames da boca, mamas e pés, além da escuta e aconselhamento. O objetivo, além do cuidado imediato, foi também incentivar o acompanhamento contínuo na rede de saúde. Pelo menos duas mulheres buscaram o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no mesmo dia para a realização de exames de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Galeria