Estudantes de Medicina integram ações de cuidados à profissionais do sexo no centro da cidade
10 de junho de 2025 - Departamento de Clínica Médica, Prevenção e cuidado, Profissionais do sexo

No dia 29 de maio, foi articulada pelo professor Nathan Mendes Souza, do Departamento de Clínica Médica da UFMG, uma ação que reuniu profissionais de saúde, estudantes de Medicina da UFMG e de Enfermagem da UNA em uma iniciativa de prevenção e cuidado voltada para profissionais do sexo que atuam em hotéis e motéis do centro de Belo Horizonte.
Realizada desde 2017, o projeto faz parte do programa de estágio do Centro de Saúde Carlos Chagas. Em edições anteriores, a ação era realizada em locais próximos aos hotéis, mas para este ano a novidade foi a implementação da ação dentro do local de trabalho destas profissionais, em busca de uma maior adesão.
Ao todo, participaram da iniciativa 14 trabalhadores do SUS-BH, dois professores universitários, quatro redutores de danos, dez estudantes de Enfermagem da UNA e 19 alunos de Medicina da UFMG, que se revezaram em turnos da manhã e da tarde. Foram atendidas 110 mulheres que atuam na região central da cidade.
Na semana anterior à ação, os redutores de danos visitaram os locais para apresentar o projeto às profissionais e aos gerentes dos estabelecimentos. Já os estudantes receberam orientações sobre os cuidados e abordagens a serem adotados com a população atendida, em encontros conduzidos pelo professor Nathan Mendes e pela preceptora Débora Carneiro.
Os atendimentos ocorreram durante os momentos de descanso das trabalhadoras. As equipes, formadas por trios ou quartetos compostos por estudantes e profissionais da saúde, eram lideradas por um redutor de danos. Entre os procedimentos realizados, estavam aferição de pressão arterial, exames da boca, mamas e pés, além da escuta e aconselhamento. O objetivo, além do cuidado imediato, foi também incentivar o acompanhamento contínuo na rede de saúde. Pelo menos duas mulheres buscaram o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no mesmo dia para a realização de exames de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Galeria


