Faculdade de Medicina UFMG recebe representantes do EuCare para discutir síndrome Pós-COVID

Visita de pesquisadores internacionais discutiu estudos sobre COVID-19


09 de setembro de 2025 - , ,


Foto: Arquivo pessoal

Em agosto de 2025, a Faculdade de Medicina da UFMG recebeu os pesquisadores italianos Francesca Incardona – coordenadora do projeto EuCARE e CEO da rede EuResist ­- e Dario Corsini, diretor do Informa-PRO, estiveram na instituição para debater os avanços e perspectivas do projeto internacional EuCARE, iniciativa global voltada ao enfrentamento dos impactos da pandemia de COVID-19.

Recebidos pelos professores Jorge Pinto (Departamento de Pediatria) e Júlia Caporali (Departamento de Clínica Médica), coordenadores do projeto na UFMG, os visitantes participaram de uma intensa programação científica. Acompanhados pelos professores Flávia Faleiro, Unai Tupinambás e Mateus Westin, Incardona e Corsini conheceram de perto três importantes estruturas da Faculdade:

  • O laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP)
  • A Unidade de Pesquisas Clínicas em Vacinas (UPqVac)
  • O Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP CTR) Orestes Diniz.

Durante a reunião científica, o destaque foi a discussão sobre a Síndrome Pós-Infecção Aguda (PAIS), com especial atenção à Síndrome Pós-COVID (PASC). A UFMG lidera um estudo comparativo entre PASC e PAIS causada por outros vírus respiratórios, atualmente em fase de revisão. Em colaboração com a University College London (UCL), foi desenvolvido um protocolo para avaliar a incidência de PAIS, já apresentado ao Comitê Europeu de Coordenação de Coortes, que conta com representantes da União Europeia e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda este ano de 2025, os professores Jorge Pinto e Júlia Caporali representarão a UFMG no encontro anual do EuCARE, em Siena, Itália. A expectativa é fortalecer parcerias e compartilhar os avanços dos estudos com pesquisadores de diversos países.

A visita reforça o papel da UFMG como protagonista na pesquisa internacional em saúde pública e doenças infecciosas, reafirmando seu compromisso com a ciência e a cooperação global.

Sobre o projeto EuCARE

O EuCARE (European Cohorts of Patients and Schools to Advance Response to Epidemics) surgiu como resposta à pandemia de COVID-19 e reúne coortes clínicas de 14 países da Europa, África e América Central. Financiado pela União Europeia por meio do programa Horizon Europe, o projeto busca compreender os efeitos da pandemia em diferentes populações — incluindo pacientes, profissionais de saúde e estudantes — utilizando inteligência artificial e análises imuno-virológicas para acompanhar o surgimento de novas variantes e epidemias.