É possível curar um câncer?
Desde 2023, o Brasil identifica cerca de 700 mil novos casos de câncer todos os anos.
20 de outubro de 2025 - câncer, Oncologia, saúde com ciência
* Alexandre Temponi
Os parâmetros para o rastreamento do câncer estão em mudança. Isso se deve principalmente ao aumento da incidência da doença em pacientes cada vez mais jovens. É o que afirma o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Paulo Diniz. Ainda de acordo com ele, dados da revista BMJ Oncology apontam que, entre 1990 e 2019, a incidência do câncer em pacientes com menos de 50 anos de idade aumentou 79%.
O câncer é uma doença que afeta o DNA das nossas células, resultando numa proliferação anormal, fazendo com que elas cresçam de tamanho e invadam outros órgãos. Além disso, elas também são capases de metástase, processo em que as células cancerígenas se espalham do tumor original e vão para outras regiões do corpo. As causas do câncer são diversas, indo desde fatores genéticos a fatores externos como o alcoolismo, o tabagismo e até mesmo alguns tipos de alimentos.
O diagnóstico do câncer deve ser realizado da maneira mais precoce possível, pois a doença em seu estado inicial é mais fácil de ser tratada. Por meio de exames de imagem, exames clínicos e biópsia é possui concluir se uma pessoa possui câncer e em qual estágio ele se encontra. Além disso, o professor enfatiza a importância de campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul.
“São muito importantes, é uma janela de oportunidades para cuidar da saúde como um todo, tanto em homens quanto em mulheres. Então, a gente vê muitos pacientes chegando em nosso consultório depois de ter buscado e obtido informações em campanhas”.
Professor Paulo Diniz
Tratamento
O professor explica que o tratamento do câncer vai variar dependendo de qual a região do tumor, qual o estágio da doença e obviamente o perfil de cada paciente. Em geral, quando o câncer não possui metástase, o paciente vai passar por cirurgia para retirada do tumor e logo depois será submetido a tratamentos para reduzir a incidência da recaída da doença. Os procedimentos mais comuns são a quimioterapia, hormonoterapia e, mais recentemente, as drogas-alvo, que agem diretamente onde o tumor está localizado.
O câncer já foi visto como uma sentença de morte, mas para Paulo Diniz, com o avanço da medicina a doença é cada vez mais tratável. Porém, o professor adverte que realmente, ao ser diagnosticado com câncer, o paciente deve passar por uma mudança de hábitos. É necessário ter uma dieta mais balanceada, praticar exercícios físicos e abandonar hábitos nocivos à saúde, como o tabagismo e o alcoolismo.
Ouça o podcast na íntegra:
Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre oncologia. Explicaremos o que é o câncer e quais suas causas. Além disso, iremos entender a importância do diagnóstico precoce e como isso afeta o tratamento.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a quinta-feira, às 7h15, no programa Bom Dia UFMG. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.
* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo
Edição: Alexandre Bueno