Atividade integrativa sobre Climatério foi realizada na UBS São Bernardo
21 de outubro de 2025 - Atenção Primária, climatério, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Saúde da Mulher, UBS
O Departamento de Ginecologia e Obstetrícia desenvolveu com os alunos da disciplina de Atenção Primária à Saúde da Mulher uma atividade integrativa na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Bernardo com a comunidade local, na qual foram realizados grupos de discussão com as pacientes sobre “Climatério”.
O encontro reuniu 33 pacientes e proporcionou um atendimento mais humanizado, a fim de transmitir confiança e maior participação dos acadêmicos, além de otimização do aprendizado.
De acordo com a professora, Chirlei Aparecida Ferreira, responsável pelo desenvolvimento da ação, a função do médico não é apenas avaliar em um consultório, vai muito além disso.
A ideia da atividade surgiu a partir de uma palestra realizada por ela no Centro de Saúde. Durante a conversa, notou-se a deficiência das pacientes em conhecimento do próprio corpo, pincipalmente nesse momento de transição da mulher e surgiu a sugestão do tema.
Ela, juntamente aos alunos, estudou previamente o tema e foram divididos em grupo. Dentre os seis alunos, apenas uma era mulher. E a professora conta que essa foi “mais uma razão para eu ter feito essa turma, porque para tirar o estigma da consulta com o m homem”.
“Ali havia uma discussão informal sobre os determinados temas relacionados ao climatério. E aí a gente foi desmistificando também um pouco do mito, reforçando a necessidade de ir para o médico, porque cada tratamento era um tratamento específico, reforçando as contraindicações absolutas da terapia hormonal, colocando que há outras possibilidades de melhorar, e foi uma participação muito ativa”, pontua a professora.
Por fim, após conversar com as pacientes, foram levantadas questões diferentes e os alunos foram até a UBS esclarecer as dúvidas de acordo com a necessidade.
Confira a galeria:
















