Controle de zoonoses e saneamento básico caminham lado a lado
Censo do IBGE de 2022 apontou que apenas 65% da população brasileira tem acesso à coleta de esgoto.
07 de novembro de 2025 - Gato e rato, saneamento básico, Zoonoses

“É impressionante como a gente ainda vê pessoas que convivem com ratos dentro do domicílio”, afirma a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Carolina Lins. De acordo com ela, depoimentos de pessoas da região metropolitana de Belo Horizonte revelam o quanto o saneamento básico ainda precisa evoluir no Brasil.
Ela segue, afirmando que essa situação se torna o pano de fundo perfeito para a proliferação de animais e micro-organismos responsáveis por doenças como a leptospirose. “É inacreditável. Quando a gente fala de vilas, favelas e comunidades, o acesso ao saneamento básico é muito crítico”, reafirma a professora.
“É interessante porque a gente vive numa bolha, né? Então, quem circula pelos bairros pavimentados, pela região central de Belo Horizonte, nem acredita que a alguns quilômetros do centro a gente pode ter um cenário totalmente diferente. As pessoas não têm água tratada, a água do poço é contaminada pela fossa. A gente tem isso perto da gente, favorecendo a circulação de doenças que a gente vivendo nessa bolha ainda está exposto”.
Professora Carolina Lins
A mensagem mais importante, segundo ela, é a necessidade de clareza do que é necessário, em termos de políticas públicas, para se discutir habitação e saneamento na realidade brasileira. “Em pleno século XXI, um país da nossa proporção, da nossa riqueza, a gente ainda tem uma crise habitacional. As moradias extremamente precárias, a falta de saneamento básico, água, esgoto, coleta de lixo”, argumenta a professora.
A professora conclui, afirmando que é preciso combinar arquitetura, planejamento urbano, saúde pública, o terceiro setor e até mesmo as universidades, para que soluções sejam encontradas para o problema habitacional e sanitário enfrentado pelas cidades do país.
Ouça o podcast na íntegra:
Saúde com Ciência
No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre as zoonoses ligadas a gatos e ratos. Discutimos a toxoplasmose, a leptospirose, e a relação entre o controle de zoonoses e o acesso ao saneamento básico.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a quinta-feira, às 7h15, no programa Bom Dia UFMG. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.