Comissão Eleitoral homologa inscrição de chapa única candidata à diretoria da Faculdade
A chapa “Cuidar e Avançar”, formada pelas professoras Andréa Silveira e Zilma Reis, foi a única inscrita no processo de Consulta à Comunidade 2025.
07 de novembro de 2025 - Chapas, Consulta à Comunidade, Direção

A Comissão Eleitoral nomeada pela Congregação da Faculdade de Medicina homologou a candidatura da chapa “Cuidar e Avançar”, única inscrita no processo de Consulta à Comunidade para subsidiar a elaboração da lista tríplice de candidatos para escolha de diretor(a) e vice-diretor(a) da Unidade, gestão 2026 – 2030.
O período de afastamento de todas as atividades letivas e administrativas na UFMG das candidatas teve início no dia 5 de novembro e fica em vigor até o dia 2 de dezembro. A chapa postulante irá participar de debate em data a ser definida e promoverá campanha para difundir o programa de trabalho para a gestão.
Chapa Homologada
A chapa “Cuidar e Avançar” é composta pela professora Andréa Maria Silveira, do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS), que é candidata a diretora da Faculdade, e pela professora Zilma Silveira Nogueira Reis, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB), que é candidata a vice-diretora.
A professora Andréa Silveira é professora do MPS, tendo se graduado em Medicina pela UFMG (1986), residente em Medicina Preventiva e Social (1989), com Mestrado em Sociologia (1996) e Doutorado em Ciências Humanas (2007), ambos também pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Foi Coordenadora Geral do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador da UFMG (1999-2001), Superintendente/Diretora Geral do HC-UFMG/Ebserh (2019-2022), além de chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social (2023 e 2024).
Já a professora Zilma Reis é professora do GOB, além de graduada em Medicina (1988), mestre (1993) e doutora (2002) em Ginecologia e Obstetrícia pela UFMG. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher de 2022 a 2024, e desde 2012, coordena o Centro de Informática Médica (CINS) da Faculdade de Medicina da UFMG.
Consulta 2025
O processo de consulta à comunidade irá subsidiar a escolha da diretoria para o mandato de 2026 a 2030. O processo será realizado pelo Sistema Eletrônico de Consultas da UFMG e coordenado pela Comissão Eleitoral, já nomeada pela Instituição.
A votação será feita no dia 2 de dezembro de 2025 e a apuração acontecerá no mesmo dia, tendo entre os dias 3 e 8 de dezembro para entrada de recurso, caso necessário. Podem votar todos os membros do corpo discente dos Cursos de Graduação, de Especialização, Mestrado e de Doutorado da Faculdade de Medicina da UFMG efetivamente matriculados, exceto aqueles que se encontrarem com trancamento total de matrícula; todos os membros do corpo docente pertencente ao quadro permanente da Faculdade, em efetivo exercício; todos os membros do corpo técnico-administrativo em educação da Faculdade, em efetivo exercício.
Confira o cronograma completo:
– 27 de outubro de 2025 (segunda-feira): Nomeação da Comissão Eleitoral.
– 03 a 04 de novembro de 2025 (segunda e terça-feira): Período para inscrição de chapas.
– 05 e 06 de novembro de 2025 (quarta e quinta-feira): Período para recursos contra inscrição de chapa.
– 07 de novembro de 2025 (sexta-feira): Homologação e divulgação das chapas inscritas.
– 05 de novembro de 2025 (quarta-feira) a 02 de dezembro (terça-feira) de 2025: Período de afastamento dos inscritos de todas as atividades letivas e administrativas na UFMG.
– 24 de novembro de 2025 (segunda-feira) (sete dias antes da data de início da consulta à comunidade): Data de corte para a formação da lista de votantes definida pela Comissão Eleitoral, CAC/UFMG e DTI/UFMG.
– Data a ser definida em comum acordo entre a Comissão Eleitoral e os candidatos: Debate dos candidatos com a comunidade.
– 02 de dezembro de 2025 (terça-feira): Consulta à comunidade.
– 02 de dezembro de 2025 (terça-feira): Apuração imediata dos votos após o encerramento da consulta e processamento pelo Sistema de Consultas.
– 03 a 08 de dezembro de 2025 (quarta a segunda-feira): Período para recurso contra o resultado da consulta à comunidade.
– 09 de dezembro de 2025 (terça-feira): Homologação e encaminhamento do resultado final da consulta à comunidade à Congregação.
– 10 de dezembro de 2025 (quarta-feira): Reunião da Congregação para elaboração da lista tríplice.
Leia mais sobre o processo de Consulta à Comunidade 2025
- Faculdade inicia processo para escolha de nova direção
- Comissão Eleitoral é nomeada pela Congregação para escolha da diretoria da unidade
- Comissão recebe inscrições de chapas para Diretoria da Faculdade