Nescon abre inscrições para seis cursos autoinstrucionais
17 de novembro de 2025 - Capacitação, cursos, nescon
O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG anuncia a abertura de inscrição de seis capacitações autoinstrucionais, remotas, e com emissão de certificado. Os cursos estarão abertos para realização até agosto de 2026, as matrículas serão aceitas até o dia 31 de julho de 2026.
Conheça os cursos.
Doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde
Com 60 horas de duração, o curso sobre doença de chagas é uma importante iniciativa do Ministério da Saúde para contribuir para a atualização dos profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas portadoras da doença e visa capacitar esses profissionais para atuarem direta ou indiretamente no diagnóstico, estadiamento, tratamento, vigilância, prevenção e controle.
Com o objetivo de capacitar Médicos de Família e Comunidade, Médicos Generalistas das equipes de Saúde da Família, e equipes de Atenção Primária à Saúde para a prática, o curso de Medicina rural, com 45 horas de carga horária, integra a grade do Nescon.
Dividida em duas unidades, a capacitação irá abordar, conceitos, características e medidas políticas da área rural. Além disso, traz aulas sobre intoxicação por uso de agrotóxicos, animais peçonhentos, tétano, raiva, acidentes com ferramentas e trauma ocular.
Propedêutica Cardiovascular na Atenção Básica
Formado pela parceria entre o Nescon e o Ministério da Saúde, o curso aborda a propedêutica médica cardiovascular a partir da revisão semiotécnica do sistema cardiovascular e ancorado na anamnese e no exame físico conduz e fundamenta o raciocínio clínico para a investigação e a avaliação dos sinais e sintomas cardiovasculares epidemiologicamente
Com 60 horas de duração e 4 unidades, o curso busca atualizar o profissional médico da Rede de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS) em propedêutica cardiovascular para a atenção primária à saúde.
Malária na Atenção Primária à Saúde
O objetivo deste curso é sistematizar e ampliar o conhecimento e promover atualização de profissionais de saúde de regiões endêmicas e não endêmicas para malária no Brasil. Dessa forma, espera-se que possam contribuir para a diminuição da morbimortalidade da malária por meio de diagnóstico oportuno e tratamento adequado.
A capacitação possui 60 horas de carga horária e foi elaborada por profissionais com grande experiência e atuação na área de malária, vinculados a serviços públicos de saúde, segundo diretrizes e orientações da UFMG e Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS.
Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência
O Para elas é um curso oferecido no âmbito da atenção à saúde da mulher como uma das prioridades das políticas públicas de saúde do Brasil. Destaca, entre outros temas, a situação de violência característica das sociedades contemporâneas como problema de saúde pública; os principais movimentos, transformações político-econômicas e conquistas decorrentes dos movimentos das mulheres. Possui 60 horas de carga horária.
Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde
A partir do cenário da Atenção Básica, este curso de 60 horas, aborda algumas das principais medidas de vigilância, de controle e orientações para o manejo clínico de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil.