Boletim Matinal de agosto e setembro aborda Febre Maculosa em MG
18 de novembro de 2025 - Boletim Matinal, Dengue, Febre Maculosa, Informação

O boletim matinal dos meses de setembro e outubro (referente a agosto e setembro respectivamente) trouxeram novas informações sobre Brasil e mundo. No Brasil, um estudo do Instituto Butantan identificou que a reemergência do vírus da dengue tipo 3 no Brasil ocorreu devido a introdução internacional sobretudo Caribe e Costa Rica. Os boletins também destacam casos de febre maculosa, confirmados e investigados em municípios no interior de Minas Gerais. Além disso, aborda parceria fechada pelo Ministério da Saúde para a produção nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório, e sua oferta ainda em novembro deste ano no Sistema Único de Saúde (SUS).
As notícias do mundo destacam que cortes de financiamento internacional contra o HIV ameaçam reverter avanços históricos na luta contra a AIDS. O Canadá perdeu seu status de país livre de sarampo após não conseguir controlar um surto por 12 meses consecutivos. Com isso, as Américas como região também deixam de ser consideradas livres da doença, o Boletim ainda alerta que os Estados Unidos estão indo pelo mesmo caminho.
Estão como artigos de revisão os títulos, “Segurança e imunogenicidade da SpiN-Tec, uma vacina quimérica baseada em células T contendo RBD e Nucleocapsídeo contra a COVID-19”, “O que eu preciso saber sobre a vacina contra pneumonia pneumocócica?”, e “Effectiveness of Wolbachia-infected mosquito deployments in reducing the incidence of dengue and other Aedes-borne diseases in Niterói, Brazil: A quasi-experimental study”.
Os boletins de setembro e outubro, respectivamente, colocam em destaque as doenças: Raiva Humana e Hepatite C, abordando a história, sintomas, tratamentos e diagnósticos das doenças.
Confira o boletim do mês de setembro.
Confira o boletim do mês de outubro.
Boletim Matinal
Criado em abril de 2020, a ação publicou boletins diários sobre a situação epidemiológica da Covid-19, divulgando dados confiáveis, notícias e artigos com análises do cenário. O material conta com supervisão de professores da Faculdade de Medicina. Em novembro de 2021, as edições passaram a ser publicadas segunda, quarta e sexta-feira.
A iniciativa foi originada no projeto de extensão “Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus”, que promove a atuação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina no combate ao novo coronavírus, principalmente em suas de cidades de origem, muitas no interior do estado