Estudante da Faculdade de Medicina vence 1º lugar em prêmio científico da Fhemig
27 de novembro de 2025 - estudante de Medicina, Fórum, graduação, Prêmio Fhemig

Gabriela Sanches, estudante de graduação da Faculdade de Medicina, é premiada e vence o 9º Fórum Científico da FHEMIG, com o projeto intitulado “Desenvolvimento e Validação Interna de um Modelo de Predição Clínica para Mortalidade Hospitalar em Pacientes Pediátricos Submetidos a Neurocirurgia: Um Estudo de Coorte Retrospectivo”, orientado pela neurologista do Hospital João XXIII, Cintia Horta.
A estudante explica que o estudo buscou solucionar um desafio prático: a falta de ferramentas prognósticas adaptadas à realidade de hospitais com recursos limitados. Para isso utilizou variáveis acessíveis na admissão, como a Escala de Glasgow, etiologia e traumas associados, que por fim resultaram em uma ferramenta promissora para auxiliar na triagem e na gestão eficiente de leitos críticos em centros de trauma.
Premiada, Gabriela explica que o estudo vai além da estatística, e também é um passo na construção do seu sonho de ser neurocirurgiã. “Esse trabalho une as duas coisas que mais acredito, a precisão da ciência e o compromisso social da medicina pública. Ver esses dados se transformarem em uma ferramenta que pode proteger nossas crianças reafirma minha vocação. É esse tipo de neurocirurgia que quero praticar no futuro”
Fotos

