Prevenção da bronquiolite começa na gestação

A bronquiolite é a principal causa de internação respiratória em menores de 1 ano no Brasil.


12 de dezembro de 2025 - , , , ,


* Alexandre Temponi

A bronquiolite é uma infecção viral dos pulmões, causando inflamação e acúmulo de muco nos bronquíolos. A doença é comumente confundida com a bronquite, mas se difere pela área afetada. É o que afirma o professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Cássio Ibiapina. De acordo com ele, a bronquite afeta os brônquios, não os bronquíolos. Essa é a razão da bronquiolite ser mais grave em bebês: por afetar as vias pulmonares menores.

A principal causa da bronquiolite no Brasil é o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por aproximadamente 75% dos casos da doença no país. Geralmente, esse vírus costuma circular com mais intensidade durante os períodos de outono e inverno. Ele acomete todas as idades, mas costuma ser mais graves em bebês e crianças. Os sintomas são parecidos com o de uma gripe: coriza, tosse e febre baixa. Mas o alerta principal da doença são os sinais de gravidade, como a dificuldade de amamentação, alimentação e respiração.

O professor explica que o diagnóstico da bronquiolite é clínico, pela observação do histórico dos sintomas, exame físico e, em casos mais graves, podem ser necessários exames laboratoriais. Após o diagnóstico, o tratamento é focado em aliviar os sintomas: repouso, lavagem nasal, hidratação e também o uso de broncodilatores, caso seja recomendado pelo médico. Porém, em casos onde a respiração esteja mais comprometida, pode ser necessária a internação, com uso do cateter nasal ou o uso de ventilação mecânica.

Prevenção

A amamentação é uma ferramenta importante na prevenção da doença, afirma o professor. “O aleitamento materno tem a passagem de anticorpos para o bebê, sendo o principal a IGA secretora, anticorpo responsável pela prevenção de doenças respiratórias”, explica.

Além disso, para prevenir a doença, o Cássio Ibiapina recomenda que os pais não levem seus bebês menores de 6 meses para locais com muita aglomeração. Também é necessário que os pais tenham cuidado com a própria higiene e saúde para ter contato com a criança.

Na última sexta-feira (5), teve início em Belo Horizonte a vacinação contra o VSR, causador da bronquiolite. A vacina está disponível nos Centros de Saúde para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade. A vacina é o meio de prevenção mais eficaz contra a bronquiolite doença.

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a bronquiolite. Iremos explicar o que é a doença e quais são suas características. Além disso, discutiremos o tratamento e a prevenção da doença.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a quinta-feira, às 7h15, no programa Bom Dia UFMG. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno