UFMG recebe prêmio no XXV Fórum de Pesquisa em Cirurgia

08 de novembro de 2010

A Universidade Federal de Minas Gerais foi escolhida para receber o prêmio do 25º Fórum de Pesquisa em Cirurgia, organizado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que acontecerá no dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro. A premiação será realizada em uma sessão solene comemorativa do “jubileu de prata” do evento e teve como objetivo destacar a instituição com maior e mais relevante produção científica na área da Cirurgia.

Segundo o professor do Departamento de Cirurgia, Andy Petroianu, a conquista do prêmio pela UFMG se deve muito às atividades do grupo de pesquisa “Avanços em Medicina”, fundado e liderado pelo professor. No Congresso, o grupo apresenterá um tema que represente o trabalho realizado.

Ainda de acordo com o professor, a expressiva produção do grupo foi devidamente reconhecida, e o evento será uma oportunidade para mostrar o trabalho da Faculdade de Medicina da UFMG a pesquisadores de diversas instituições do país. “Existe um consenso de que a ciência só é desenvolvida em São Paulo, onde se localizam aquelas que são consideradas as maiores instituições de pesquisa, mas dessa vez, é a Faculdade de Medicina da UFMG que se destaca no cenário nacional”, salienta.

Avanços em Medicina

O grupo de pesquisa “Avanços em Medicina” foi fundado em 1987 e é composto por alunos em iniciação científica e pós-graduandos da Faculdade de Medicina da UFMG. Em seus 23 anos de existência, o grupo contou com mais de 200 membros, publicou mais de 400 artigos em revistas nacionais e internacionais e realizou cerca de 1.400 apresentações em eventos médicos e científicos.