UFMG e OPAS assinam convênio guarda-chuva


21 de julho de 2008


Agora à noite, durante a abertura da Reunião Latino-Americana de Educação Médica, o professor Francisco José Penna, diretor da Faculdade de Medicina, representando a Reitoria, e Diego Victória Mejía, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial de Saúde no Brasil, assinaram convênio de cooperação técnica e científica.

O objetivo do acordo de intenções, conhecido como “convênio guarda-chuva”, é permitir maior transparência na gestão acadêmica e, dentre outras coisas, congregar e organizar esforços e recursos para a realização de atividades e projetos em sete áreas, além de outras de interesse comum:

– Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde;
– Política e Gestão de sistemas e serviços de Saúde;
– Informação e Comunicação em Saúde;
– Desenvolvimento científico e tecnológico em Saúde;
– Promoção e proteção da Saúde;
– Prevenção e controle de doenças;
– Saúde e ambiente;
– Outras áreas de interesse comum;

Segundo o professor Francisco José Penna, este convênio vai permitir que o currículo da UFMG seja aprimorado. “Será possível uma troca de experiências ainda mais enriquecedora, em todas as nossas faculdades”, destaca o diretor.

Diego Mejía esclareceu que a Opas, como organização internacional de cooperação técnica, terá o papel de  contribuir para o “aprimoramento do contato entre a UFMG e diversas universidades de outros países da América, com a finalidade de formação e desenvolvimento de Recursos Humanos para a saúde, nas várias áreas previstas no convênio”.

Encerrando a solenidade, por meio de videoconferência, o médico José Roberto Ferreira fez breve palestra sobre a importância da formação médica ser orientada para a atenção primária.

A reunião Latino-Americana de Educação Médica continua durante toda a semana.

Algumas das autoridades presentes à solenidade
Francisco Penna – Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG
Diego Victória Mejía – Representante da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde no Brasil
Benedictus Philadelpho Siqueira – Ex-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica e da Federação Pan-Americana de Escolas Médicas
Francisco Campos – Secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde
Tarcizo Nunes – Vice-diretor da Faculdade de Medicina.

Redação: Eloisa Ribeiro – Estudante de Jornalismo