Simpósio de Telessaúde continua

30 de setembro de 2008

Interdisciplinaridade e Interinstitucionalidade. Este é o tema da mesa que o 2° Simpósio de Telessaúde realiza hoje, 30, no anfiteatro Amilcar Vianna Martins (sala 34), na Faculdade de Medicina da UFMG.

São 60 inscritos, dentre eles estudantes, professores e profissionais (foto 1).

O evento, que começou à pouco, debate a importância de se unir diferentes cursos e instituições com o ideal de trabalhar soluções eficazes para a saúde. Participam da mesa representantes das Ligas Brasileiras de Telemedicina dos estados de São Paulo, Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Na seqüência haverá apresentação dos trabalhos realizados pela Litel em cidades do interior, integrantes do Internato Rural do curso de Medicina.

Amanhã, 1° de outubro, encerrando o simpósio, grupos profissionais dos hospitais Sírio Libânes e Risoleta Neves, e dos núcleos de Telessaúde da Faculdade de Medicina e de Desenvolvimento de Tecnologia de Informação em Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E finalizando, o tema será Mercado Global e Impacto na Saúde.

O evento

Promovido pela Liga de Telessaúde da UFMG (Litel), o objetivo do evento é debater as tecnologias consideradas capazes de revolucionar a saúde e suas aplicações, além de difundir a telessaúde na UFMG e demais universidades do Brasil.

Na abertura do Simpósio, ontem, 29, com a presença do diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, do coordenador do Centro de Tecnologia em Saúde, professor Cláudio de Souza, e da presidente da Liga da UFMG, Luíza Corradi, dentre outras autoridades acadêmicas, o tema debatido foi Perspectivas da Tecnologia na Educação e Trabalho em Saúde.

Na ocasião foi feito um panorama sobre a tecnologia utilizada para a educação a distância e o trabalho em saúde. Também foi apresentado o projeto Se liga na Saúde, da Litel, que tem o objetivo de levar informação para os trabalhadores da saúde e para a população de localidades distantes dos centros de educação em saúde.

Segundo o professor Cláudio de Souza houve uma grande evolução na realização do 2° Simpósio, com relação ao primeiro. “Os objetivos foram cumpridos e superados”, afirmou, declarando que isso se deve ao crescimento e superação dos estudantes da Liga de Telessaúde da UFMG.

Streaming
Como as inscrições já foram encerradas, os interessados podem assistir às palestras pelo link disponível na página da Litel, por webconferência.

Mais informações: Programação completa na página da Litel na internet

Simpósio apresenta telessaúde – 15/09/08

Legenda das fotos –   Lucas Valadão, vice-Presidente da Liga Brasileira de Telessaúde e presidente da Liga de Telessaúde do Hospital Universitário da UFMA, apresentou sua experiência no Simpósio

Redação: Amanda Araújo – Estudante de Jornalismo