Ministério anuncia INCT Medicina Molecular/UFMG*

27 de novembro de 2008

*Notícia atualizada

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende anunciou hoje, 27, em solenidade realizada em Brasília, a seleção de projeto de Medicina Molecular proposto pela Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com outros 11 centros, para integrar o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

Coordenado pelo professor Marco Aurelio Romano-Silva, do Departamento de Saúde Mental, o INCT Medicina Molecular receberá, por meio de termo de cooperação firmado entre a Fapemig e o CNPq, investimento inicial de R$7 milhões 179 mil.

Segundo parecer encaminhado pelo presidente do Instituto Marco Antônio Zago, este é o maior valor investido em um único centro desta natureza do programa. O documento atribui a liberação à boa produção científica do coordenador e considera sua equipe experiente o suficiente para conduzir pesquisas em colaboração com outros centros nas áreas do diagnóstico, terapêutica e equipamentos médicos.

Do total do investimento, cerca de R$4 milhões serão gastos com a compra de um tomógrafo de emissão positrônica.

As propostas foram avaliadas por pesquisadores ad hoc com notório saber nas áreas dos projetos contemplados. Foram apresentadas 261 propostas, respondendo edital publicado em agosto. Dessas, 61% originárias de organizações da região Sudeste. Dos recursos disponíveis, 35% foram liberados para projetos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 15% do Sul e 50% para os estados do Sudeste do país.

Para receber os investimentos disponíveis, da ordem de R$ 600 milhões, foram selecionadas 101 unidades de pesquisas. Doze delas estarão em Minas Gerais, oito das quais sediadas na UFMG.

Jovem Cientista
Em solenidade de entrega do XXIII Prêmio Jovem Cientista, sendo realizada neste momento no Palácio do Planalto, também em Brasília, com participação do presidente Lula, serão apresentados os líderes de todos os projetos aprovados para o INCT, além de serem entregues os prêmios aos jovens pesquisadores. A estudante selecionada em primeiro lugar, Júlia Soares Parreiras, é aluna de Psicologia da UFMG.