Respeito deve permear relação professor-aluno-paciente

09 de fevereiro de 2015

joaogabriel_041108_brunacarvalho_03

Professor João Gabriel é um dos palestrantes convidados do Fórum de Ensino Médico.

Tema do Fórum de Ensino Médico, que acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro, a relação professor-aluno-paciente deve se basear no respeito. É o que defende o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, João Gabriel Marques Fonseca, palestrante do evento. “O professor que cobra um desempenho idealizado do aluno, e não aquele que ele pode realmente atingir, quer impor um ideário. Mas a essência de uma relação produtiva deve ser o respeito às singularidades”, explica.

A relação professor-aluno-paciente acontece principalmente nos campos de prática, hoje em evidência no novo currículo de ensino de Medicina da UFMG. João Gabriel ressalta que, em última análise, quem atende o paciente é o professor, para que o aluno possa se espelhar no atendimento. “Como com uma criança pequena, em que as referências de mundo dela são os adultos, a referência do aluno é o professor. Ele aprende muito mais por espelhamento que por qualquer outra coisa”, argumenta. E isso torna o relacionamento decisivo.

O que o estudante deve absorver dessa relação é o respeito, porque uma relação ruim entre professor e aluno acaba refletindo na relação entre este aluno e o paciente. É necessário ainda trabalhar os diferentes convívios nos diversos contextos, principalmente nos campos de prática. “Estar com um aluno no ambulatório é completamente diferente de ensinar em posto de saúde que tenha ameaça de violência urbana, com todas as pressões que isso implica”, afirma.

João Gabriel explica que, na conferência que encerra o encontro na Faculdade de Medicina da UFMG, serão debatidas as particularidades dessa relação. “Esse fórum está discutindo os prós e os contras da educação médica atual. A educação hoje é diferente do que era antigamente e essas mudanças são cada vez mais rápidas, então é muito importante a discussão contínua desses assuntos”, conclui.

Fórum de ensino médico
O Fórum de Ensino Médico, realizado pelo Colegiado do curso de Medicina e o Núcleo Docente da instituição, será na Faculdade de Medicina da UFMG e visa discutir o ensino atual e novas medidas para o seu aprimoramento.

O evento inclui um debate entre os professores do curso de Medicina da Faculdade, no dia 24 de fevereiro, e um seminário para discussão entre alunos, professores e gestores da rede pública de Saúde de Belo Horizonte, no dia 25.