Cememor aberto para visitas agendadas

29 de março de 2016

Recentemente, o Centro de Memória da Medicina (Cememor), localizado no térreo da Faculdade de Medicina da UFMG, passou por um processo de modernização e identificação das peças e equipamentos de suas galerias. A iniciativa, que visa ampliar o potencial acadêmico, cultural e social do Centro, tem como objetivo o aumento no fluxo de visitantes, recebendo estudantes de escolas públicas e privadas e de outras instituições, como jovens amparados pelas Unidades Socioeducativas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

As visitas são realizadas no Cememor, que conta com galerias expositivas, Corredor da Memória e Centro de Pesquisa e Documentação, além de outros espaços do campus como o Horto Medicinal Frei Veloso e o Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB). Neste último, os estudantes do curso de Medicina recebem os visitantes e os acompanham ao Laboratório de Anatomia (localizado no 6º andar da Faculdade de Medicina), com a apresentação do projeto ‘’Vida após a Vida’’, referente à doação de corpos.

Foto: Bruna Carvalho

Socioeducação

Desde outubro de 2015, o Cememor tem apoiado a reintrodução dos jovens das Unidades Socioeducativas na comunidade. Essas unidades fazem parte da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), responsável pela elaboração de medidas que ofereçam auxílio a adolescentes que cometeram ato infracional em Minas Gerais. As visitas visam incentivar o cuidado e respeito ao próximo por meio da Medicina e demais áreas da saúde, ampliando a visão sobre o corpo humano em relação ao ensino, pesquisa, tratamento e cura.

O Centro de Memória é aberto ao público das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3409-9106 ou pelo e-mail cememor@medicina.ufmg.br.