Pedalar traz saúde

Saúde com Ciência reapresenta série “Hora da Bike” e destaca benefícios da prática à saúde, itens de segurança e índices de acidentes com ciclistas


22 de abril de 2016


Saúde com Ciência reapresenta série “Hora da Bike” e destaca benefícios da prática à saúde, itens de segurança e índices de acidentes com ciclistas

ImpressãoMeio de transporte, veículo para entrega de mercadorias, esporte, lazer. Apesar de um aparente descaso, com escassas ciclovias para atender à população, os brasileiros têm se tornado cada vez mais adeptos da bicicleta no dia-a-dia. Além de não “fazer número” ao trânsito poluidor e caótico das grandes cidades, a bike ainda traz outros benefícios à saúde, ajudando no condicionamento cardiorrespiratório e articular do praticante.

Em 2015, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recomendava, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas por semana. Para o ortopedista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Lúcio Honório, pedalar é uma ótima opção de exercício. “Mesmo exigindo do joelho, quadril e coluna, a bicicleta não submete o corpo a impactos de repetição, como na corrida ou caminhada”, afirma.

Honório acrescenta que qualquer pessoa pode aderir às pedaladas, desde que o veículo esteja ajustado de modo adequado: “As regulagens da altura do assento frente ao apoio do pedal, e da distância do assento ao guidão, são essenciais para que a prática não sobrecarregue o corpo por uma má postura”.

"Mil e uma" utilidades da bicicleta incluem modalidades esportivas. Foto: Reprodução

“Mil e uma” utilidades da bicicleta incluem modalidades esportivas. Foto: Reprodução

Segurança

Apesar dos benefícios físicos e psicológicos, a maior adesão às bicicletas fez aumentar o número de acidentes com ciclistas. Entre janeiro e março deste ano, 110 ciclistas vítimas de acidentes já foram socorridos no Hospital João XXIII. No mesmo período do ano passado foram 107 e, em 2014, 71. No último dia 4, um ciclista morreu atropelado por um ônibus na Avenida do Contorno em frente ao Pátio Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Para a coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rosely Fantoni, tais ocorrências poderiam ser evitadas se os envolvidos no trânsito cuidassem uns dos outros. “O Código de Trânsito Brasileiro diz que o veículo maior deve proteger o menor. Da mesma forma que na faixa de pedestres os motoristas devem ficar atentos aos que estão nas ruas, eles precisam respeitar o espaço dos ciclistas nas faixas exclusivas”, observa.

Além do respeito mútuo, Rosely indica o uso de equipamentos de proteção para ciclistas como medida de segurança no trânsito. Ela cita roupas claras com itens refletivos, luvas, joelheiras e capacete. “As bicicletas também precisam estar equipadas. A instalação de faróis com luz branca dianteira e luz vermelha traseira, por exemplo, garante a visibilidade do veículo pelos outros indivíduos”, completa.

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h.

O programa também é veiculado em outras 175 emissoras de rádio, distribuídas por todas as macrorregiões de Minas Gerais e nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.