Medicina vai avaliar desempenho dos servidores

18 de outubro de 2007

A próxima segunda-feira, dia 22, é o dia de todos os técnico-administrativos da Faculdade de Medicina tirarem suas dúvidas e compreenderem melhor a proposta do Programa de Desenvolvimento Institucional da Carreira dos Servidores da Universidade.

Realizado na sala 34 da Faculdade de Medicina, às 9h30, o primeiro treinamento para implantação do Programa será apresentado pela chefe da Seção de Recursos Humanos (SRH), Jussara Ferreira de Souza Magalhães. Segundo ela, “o objetivo dessa avaliação é medir o desempenho das atividades e o cumprimento das metas destinadas ao funcionário”, afirma.

Constituída de três etapas, a avaliação está prevista para acontecer entre os dias 5 e 23 de novembro, sob coordenação do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH).

Na primeira etapa, entre 5 e 16 de novembro, os servidores técnico-administrativos deverão preencher o formulário específico no Portal Minha UFMG. Os docentes em função administrativa participam como avaliadores. Na próxima etapa as chefias, de departamento, setor ou seção, é que serão avaliadas.

A terceira e última etapa será a avaliação da equipe de trabalho. O servidor deverá opinar sobre as pessoas com quem trabalha, apontando os pontos positivos e negativos de cada companheiro.

Caso não tenha cadastro no Portal, o servidor deve procurar o Centro de Informática Médica (CIM), sala 603, a partir de 24 de outubro, quarta-feira.

Participação obrigatória

A participação no Programa de Avaliação de Desempenho é obrigatória, de acordo com a Progressão por Mérito Profissional definida na Lei 11.091/05. O resultado é imediato e individual, com base na elaboração de planos de capacitação da UFMG.

Jussara recomenda que o servidor seja sincero e realista ao se auto-avaliar e ressalta a necessidade de que cada chefia adote postura o mais ética e ponderada possível, principalmente por se tratar de um processo com mais de uma etapa. “Com autenticidade, bastante clareza e, acima de tudo, sendo justo, para não prejudicar o resultado”, orienta.

Ela explica que a iniciativa é uma ferramenta gerencial, que permitirá ao administrador medir os resultados obtidos por servidor e por equipe de trabalho. Para tanto, os avaliadores receberão a capacitação necessária por meio de vários treinamentos.

Treinamentos
Um segundo treinamento será marcado, tão logo o comitê local seja nomeado pelo Diretor. O comitê local será responsável pelas avaliações e pelos recursos que poderão surgir após o processo de avaliação, previsto para ocorrer entre 5 e 23 de novembro.

Quem deve fazer?
– Todos os servidores técnico-administrativos em educação, ocupantes ou não de função gerencial;
– Docentes ocupantes de funções administrativas;
– Funcionários contratados e terceirizados que estiverem compondo equipes mistas (equipes mistas = contratados + efetivos);

3248 9699 – Seção de Recursos Humanos

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG