Primeira fase da matrícula dos veteranos da graduação encerra nesta segunda

04 de fevereiro de 2019

Nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, encerra a primeira fase de matrícula dos veteranos dos cursos de graduação da UFMG. Os estudantes terão até as 23h59 para o envio do requerimento de matrícula pela plataforma Siga.

Antes da liberação do acesso ao ambiente de matrícula, os discentes deverão preencher o questionário de avaliação de desempenhos didático dos docentes. Os resultados serão divulgados no dia 11 de fevereiro e o primeiro semestre letivo de 2019 terá início em 25 deste mês.

Etapas

O processo de matrícula é composto por quatro etapas, sendo esta primeira obrigatória para todos os graduandos. A próxima fase é destinada à inclusão em turmas que ainda possuem oferta de vagas. A terceira é para matrículas em disciplinas de Formação Transversal e Livre. Já a quarta destina-se a estudantes de graduação que desejam cursar matérias na pós-graduação. Essa etapa é realizada presencialmente nos colegiados de graduação.

Novas regras

A partir deste semestre, já passam a valer as novas normas acadêmicas de graduação para matrículas em disciplinas.

Nas disciplinas obrigatórias, por exemplo, os estudantes terão a vaga assegurada em turma disponível do menor período e não necessariamente na mesma turma que o aluno cursou a disciplina.

Já a frequência nas disciplinas se tornou decisiva para a matrícula. Isso porque estudantes com frequência insuficiente em alguma atividade curricular não terão mais a garantia de vaga nessa atividade no próximo período.

Calendário de matrícula
31/01 a 04/02 – 1ª fase de matrícula: envio do requerimento de matrícula on-line.
11/02 – divulgação do resultado da 1º fase de matrícula.
14 e 15/02 – 2ª fase da matrícula: envio do requerimento de acerto de matrícula on-line (inclusão de novas atividades) em turmas com vagas.
18 e 19/02 – análise, pelos colegiados dos cursos de graduação, dos requerimentos de inclusão de novas atividades.
25 e 26/02 – 3ª fase da matrícula: envio do requerimento de matrícula em atividades de Formação Livre e Transversal.
26/02 – 4ª fase da matrícula: requerimento, presencial, de matrícula em disciplinas de pós-graduação.

Leia também: