Frente pela valorização das universidades federais

25 de abril de 2019

A reitora Sandra Goulart Almeida participou da cerimônia na Câmara dos Deputados, que teve a presença de 67 dirigentes de instituições

,,,,,,,,,,,,,
A partir da esquerda, Valder Steffen, presidente do Foripes, Sandro Cerveiras, reitor da Unifal, Girlene Alves da Silva, vice-reitora da UFJF, deputada federal Margarida Salomão, Sandra Goulart Almeida, reitora da UFMG, deputado federal Rogério Correia e Sérgio da Gama Correia, reitor da UFSJ, Ramênia Vieira

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, participou nesta quarta, 24, na Câmara dos Deputados, da cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais.

De acordo com a reitora, valorizar as universidades federais é defender um patrimônio inestimável do Brasil. “Não se constrói uma nação sem investimento em educação, ciência e tecnologia. Esse movimento em parceria com os parlamentares é parte da luta pelo desenvolvimento socioeconômico do país e de nossas regiões”, disse Sandra Goulart Almeida.

A deputada federal Margarida Salomão (PT/MG), afirmou que a Frente atuará ao lado das entidades com o objetivo de debater e construir projetos para a defesa do sistema de universidades federais. “Esta Frente já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, porém estamos vivendo um processo de ataque não só à autonomia universitária, mas também à sua subsistência, por meio de cortes sistemáticos nos orçamentos”, enfatizou a parlamentar, que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A frente parlamentar, suprapartidária, já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores e deve receber ainda mais adesões. A coordenação colegiada é das deputadas Margarida Salomão (PT/MG) e Alice Portugal (PCdoB-BA) e dos deputados Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

Estiveram presentes à cerimônia de lançamento 70 deputados, cinco senadores, reitores e representantes de 67 universidades e instituições federais, além de representações da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), Observatório do Conhecimento e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

...
Evento contou com a presença de 67 dirigentes de instituições federaisRamênia Vieira

Frente de Mulheres

A defesa das universidades públicas e do investimento em educação ciência e tecnologia como pilares do desenvolvimento já havia sido feita no dia anterior, durante o encontro de reitoras e diretoras das Instituições Públicas de Ensino Superior com integrantes da Bancada Feminina da Câmara.

Durante o encontro, no qual foi encaminhada a necessidade de criação de uma frente parlamentar das mulheres, a professora Sandra Goulart Almeida destacou a disposição e o dever de Universidades chefiadas por reitoras e diretoras envolverem-se também diretamente na criação de espaços de discussão de políticas para as mulheres, contra discriminação, assédio e violência.

Reitora Sandra Almeida destaca a necessidade da criação de espaços de discussão de políticas para as mulheres, contra discriminação, assédio e violênciaEthel Maciel

Com Assessoria de Comunicação da deputada federal Margarida Salomão