Chagas: Palestra atualiza professor de nível médio

07 de agosto de 2009

Atualizada em 10/08/09 às 9h30.
 Gratuito, o evento é aberto também a outros profissionais interessados no cenário atual da endemia

Solenidade do dia 19 também inaugura exposição da Fiocruz/RJ que retrata a história do pesquisador e da doença no Brasil

Na semana em que a Faculdade de Medicina da UFMG comemora o Centenário de Descoberta da Doença de Chagas os professores das redes pública e particular de Belo Horizonte estão sendo convidados para uma palestra-aula sobre a atual situação da doença em Minas Gerais e no Brasil.

O convite foi feito às secretarias estadual e municipal de Educação, e a entidades representativas das escolas particulares.

O evento, gratuito, acontece no dia 18 de agosto, terça feira, das 10h às 12h, no anfiteatro Amilcar Vinna Martins. Não haverá inscrição prévia, sendo limitada a participação pela capacidade da sala, para 70 pessoas.

Segundo a professora Eliane Dias Gontijo, mestre e doutora em Medicina Tropical, pesquisadora do tema há cerca de 20 anos e uma das organizadoras do evento, a idéia de oferecer atualização dirigida a professores se deve ao fato de que foram grandes as mudanças ocorridas nos últimos anos nas formas cientificamente aceitas de mecanismos de transmissão e controle da infecção.

Lembrando o compromisso de a universidade pública promover ações de educação, inovação e inclusão, ela cita como exemplo que, apesar de considerada quase erradicada, a doença de chagas na América Latina ainda atinge cerca de 15 milhões de sua população. Minas Gerais, estado onde foi descoberta a doença, apresenta uma das maiores prevalências dessa endemia no Brasil.

Dentre as várias formas de transmissão da doença para humanos, uma das que mais preocupa é a congênita, além da conhecida picada do barbeiro existem outras formas, como por ingestão de alimentos contaminados e outras.

Os professores e outros profissionais, como jornalistas, que se interessarem por receber declaração de participação precisam se inscrever no momento do evento e apanhar o documento posteriormente no Centro de Extensão da Faculdade.

Solenidade
No dia seguinte, 19, quarta-feira, a partir das 17h, a Faculdade de Medicina da UFMG realiza ainda uma solenidade de comemoração do centenário de Descoberta da Doença de Chagas (1909-2009), também no anfiteatro Amilcar Vianna Martins, sala 34.

Na programação do evento estão previstas conferência, exposição temática itinerante, organizada pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, e entregue de medalhas de mérito aos profissionais que se destacaram na pesquisa, ensino e na assistência às pessoas com doença de chagas em Belo Horizonte.

A Faculdade de Medicina da UFMG fica à Av. Alfredo Balena, 190. Santa Efigênia. Belo Horizonte.

Mais Informações:
Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG . (31) 3409 9644 ou cenexmed@medicina.ufmg.br.