SIMPÓSIO PRO - Faculdade de Medicina da UFMG

23 de agosto | 8h

Faculdade de Medicina da UFMG

I Simpósio do Departamento de Propedêutica Complementar – 2019

O Departamento de Propedêutica Complementar (PRO) da Faculdade de Medicina da UFMG foi criado em agosto de 1989 pela Resolução 005/89 do CEPE/UFMG. A instalação oficial do PRO ocorreu em 16 de agosto de 1989. São 30 anos de história, marcada por relevantes contribuições no ensino, na pesquisa e na extensão e pleno alinhamento à missão universitária.

Para celebrar tal data, organizaremos o I Simpósio do PRO. O evento ressaltará em sua programação a correlação clínico-laboratorial e a interação entre nossa especialidade e demais áreas de conhecimento da Medicina. Nesta primeira edição, o Simpósio contará com a participação de docentes do PRO e convidados dos Departamentos de Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. As discussões serão coordenadas por médicos patologistas clínicos e abordarão temas de relevância para a saúde humana, nos quais há preponderante papel da propedêutica laboratorial.

Esperamos que o público presente, alunos, docentes e profissionais, aproveitem o evento, não apenas em seu aspecto técnico-científico, como também na confraternização entre pessoas e saberes.

Programação:

08:00 – Recepção e credenciamento dos convidados e participantes

08:15 – Abertura – Composição da mesa com a presença dos Diretores da Faculdade de Medicina e Chefia do PRO; mensagens de boas-vindas

08:30 – Debate 1: Biomarcadores Cardíacos – Profa. Chams Bicalho Maluf; Prof. Antonio Luiz Pinho Ribeiro; Prof. Marcus Vinicius Melo de Andrade.

09:45 – INTERVALO

10:15 – Debate 2: Sífilis Congênita – Profa. Suzane Pretti Figueiredo Neves; Profa. Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana; Prof. Mário Dias Corrêa Júnior.

11:30 – Homenagem aos primeiros chefes do PRO: Prof. Oto Guimarães Mourão e Prof. José Nelson Mendes Vieira

12:00 Encerramento

Almoço por adesão