Ligas acadêmicas se reúnem em simpósio de cirurgia

07 de outubro de 2019 - , ,

A Liga Acadêmica de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG (LAC) realiza, no dia 19 de outubro, o I Simpósio Mineiro de Emergências Cirúrgicas (Simec). A primeira edição do evento é recebida pela Faculdade, no Salão Nobre, das 7h30 às 16h. A participação é aberta a estudantes de Medicina, mediante inscrição e investimento de 30 reais, feito neste link.

O I Simec acontece junto ao Encontro Mineiro de Ligas de Cirurgia. Segundo o professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade e coordenador da LAC, Rafael Barbuto, essa é uma oportunidade para as ligas trocarem informações, conhecimentos e repassar isso para a comunidade acadêmica através do Simpósio. “Cada liga vai apresentar seus casos clínicos, que são avaliados por uma comissão científica”, acrescenta.

O tema principal do Simec será a abordagem do trauma. Para o estudante do 7º período de medicina na Faculdade e organizador do evento, Olívio Brum, é também um espaço para atualizar informações. “Embora tenham uma base, os protocolos do atendimento ao trauma são atualizados todo o tempo”, comenta.

Olívio destaca ainda a chance de conhecer a realidade dos atendimentos, através dos casos raros apresentados pelos professores palestrantes. “Por exemplo, como é feito o atendimento ao trauma torácico, quando existe uma demanda cirúrgica ou não. São temas relacionados ao trauma e à cirurgia em geral”, exemplifica.

Liga Acadêmica de Cirurgia

Segundo o professor Rafael, a LAC tem como objetivo melhorar o conhecimento em cirurgia para os ligantes e oferecer mais oportunidades de treinamento. “Quem participa ganha habilidade cirúrgica, presta um bem à comunidade e ainda promove um ganho científico”, avalia.

As Ligas Acadêmicas são grupos formados por estudantes, acadêmicos e profissionais e seguem os princípios do tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão.  Na LAC, ações como o Simec são voltadas para o desenvolvimento da pesquisa. A parte do ensino está nas aulas teóricas direcionadas para os alunos ligantes, enquanto a extensão está nos projetos que são realizados como, por exemplo, o mutirão de cirurgia. Neste projeto, a Liga vai a comunidades carentes do interior e realiza gratuitamente alguns procedimentos superficiais.

Para o estudante Olívio, que também é membro da liga, esse é uma ótima oportunidade de conhecer a prática e atender a sociedade. “São pessoas que não tem condições de pagar pelos procedimentos. Atendemos, em média, 100 pacientes em um fim de semana”, avalia.

Para mais informações sobre a LAC, acesse o perfil no Instagram ou entre em contato pelo e-mail ciruliga@gmail.com

Para mais informações sobre o Simec, acesse a página do evento no Instagram.

Para realizar a inscrição acesse o link.