Risoleta Neves reabilita motoboys que se acidentam no trabalho

Perfil traçado pelo hospital em 2019 mostra que maioria das ocorrências envolvem motociclistas


28 de fevereiro de 2020 - , , ,


Perfil traçado pela equipe do Hospital Risoleta Tolentino Neves, em 2019, mostra que foram atendidos 180 casos ligados a acidentes de trabalho, 58 deles envolvendo motociclistas que exerciam o ofício de entregadores ou motoboys. “Os casos quase sempre estão ligados a alguma conduta arriscada durante a função exercida”, explica o enfermeiro Rafael Mourão, cuja rotina é marcada pelo atendimento a traumas, fraturas e lesões.

Para Rafael Mourão, tão importante quanto o primeiro atendimento é a reabilitação e posterior reinserção social que o Risoleta Neves oferece com qualidade por meio do ambulatório de egressos. “Nosso indicador de reabilitação beira 100%. O trabalho da equipe multiprofissional, que reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos da cirurgia geral, vascular, plástica e neuro, dura de três a quatro meses e só termina quando o paciente volta a executar as atividades que exercia antes do acidente”, afirma o enfermeiro.

O hospital é referência no eixo Norte de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O estudo também revela que, somente no ano passado, foram realizadas 35 mil consultas no ambulatório de egressos e cerca de 5,5 mil cirurgias, além de mais de 50 mil atendimentos de urgência/emergência e cerca de 14 mil internações no pronto-socorro.


TV UFMG: Luiz Cisi (produção e reportagem); Antônio Soares (imagens); Leonardo Milagres (edição de imagens); Gabriel Araújo (edição de conteúdo)