Exposição apresenta revolução feminina através da moda

03 de março de 2020 - , , ,

Calça, saia, short ou vestido. Hoje as mulheres têm a oportunidade de decidir o que vestir, mas nem sempre foi assim. Um pouco dessa história, de como saias longas deram lugar para calças e como foi a repercussão da luta pelo direito de vestir algo que revela o corpo feminino, é apresentado na 2º exposição “Revolução Fashion”. Até o dia 6 de março, televisores no hall da Faculdade de Medicina da UFMG mostram fotos, recortes de notícias e outras informações sobre como se deu essa conquista.

A exposição é organizada pela professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Patrícia Gonçalves. Segundo ela, é importante dar mais visibilidade às questões positivas da luta feminina. “Falar da violência e dos enfrentamentos da mulher na sociedade é importante e necessário. Mas não devemos esquecer dos pontos positivos. Queremos que as conquistas femininas também estejam sempre em evidência, por isso decidimos voltar com a exposição esse ano”, ressalta.

“Não podemos esquecer essas conquistas. Foi importante a mulher sair daquela posição de objeto para ser livre e ter poder de escolha do que vestir, sem precisar ser vestida aos moldes do que é considerado moral para uma mulher. A exposição mostra a conquista da mulher diante do seu corpo”, afirma a professora.