Rádio orienta e esclarece dúvidas sobre vício e compulsões

18 de setembro de 2009 - , , , ,

O alcoolismo é o vício mais comum no Brasil, e acomete 11,2% dos brasileiros.

O vício existe quando a pessoa não consegue controlar o impulso de usar uma substância ou de repetir um comportamento.  Cada dia mais comuns são os vícios em álcool, tabaco, sexo, comida, drogas e até internet.

Na busca de contribuir para redução desse quadro crescente, na semana de 21 a 25 de setembro, o programa Saúde com Ciência, da UFMG, vai tratar deste assunto.

O programa vai ao ar diariamente pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), em três horários, às 5h, 8h e 18h, e em rede de rádios conveniadas do interior de Minas Gerais (Onde Ouvir). Também pode ser ouvido no site da Faculdade de Medicina da UFMG.

O programa tem apoio da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu) e do CNPq. É produzido pelas Assessorias de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG, com parceria da Rádio UFMG Educativa.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira, 21/09
Vício e compulsão:o que é?
Entrevistado: Dr. José Lorenzato Mendonça – Psiquiatra, psicanalista e professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG.

Terça-feira, 22/09
Drogas socialmente aceitas
Entrevistado: Dr. Amadeu Rosseli – Psicólogo, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Quarta-feira, 23/09
Efeitos dos vícios e tratamentos
Entrevistado: Dr. Marco Aurélio Romano-Silva – Psiquiatra, professor do Departamento de Saúde Mental  e pesquisador do Laboratório de Neurociências da Faculdade de Medicina da UFMG

Quinta-feira, 24/09