Pediatria analisa proposta de reforma do ensino*


30 de outubro de 2009


*Matéria Atualizada em 5 de novembro de 2009

Os professores do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG (PED)  se reuniram, no Hotel Piemonte, em Nova Lima, para analisar e discutir a proposta de reforma curricular do curso de Medicina e seus reflexos sobre o ensino das disciplinas relativas à especialidade.

Nesta 19ª edição do encontro, anual, se uniram, a cerca de 60 professores do departamento, o pró-reitor de graduação Mauro Mendes Braga, seis professores de outros departamentos e dez estudantes de gradução. Também, do Hospital das Clínicas, vieram a gerente da Unidade Funcional Pediatria, Cláudia Gonzales Cunha, e cinco residentes da especialidade.

Foi um dia inteiro de estudos, a partir da apresentação da Comissão de Sistematização e Implantação da Reforma Curricular, feita pelo professor Marco Antônio Rodrigues, que a coordena, que avaliaram os impactos da proposta sobre o ensino.

Segundo a professora Benigna Maria de Oliveira, subchefe do PED e organizadora do encontro, um dos destaques deste encontro foi também a apresentação da atual situação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet Saúde), coordenado pela pediatra Cláudia Lindgren. Iniciativa interministerial, o Programa é fruto de parceria entre a UFMG e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, com o objetivo de formar grupos tutoriais de treinamento em serviço para atenção básica.