Inscrições abertas para Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do ICB/UFMG

30 de dezembro de 2021 - , ,

Estão abertas, até 6 de fevereiro de 2022, as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento do formulário e submissão dos documentos digitalizados solicitados.

O edital regular visa ao ingresso de alunos em dois momentos distintos: primeiro e segundo períodos letivos de 2022. Os candidatos interessados em participar da seleção para o primeiro período deverão se inscrever no processo seletivo conforme cronograma disposto no edital. Já os candidatos interessados em participar da seleção para ingresso no segundo período deverão se inscrever no processo seletivo conforme cronograma a ser posteriormente divulgado no site do programa.

A distribuição de vagas entre o primeiro e segundo períodos são independentes, portanto, candidatos aprovados e não classificados no primeiro período que queiram participar da seleção do segundo período deverão realizar nova inscrição.

Vagas

Para o primeiro período serão oferecidas 12 vagas para o curso de mestrado, com três vagas reservadas para candidatos autodeclarados negros. Para o segundo período, serão ofertadas oito vagas para o curso de mestrado, com duas vagas reservadas para candidatos autodeclarados negros. No caso do doutorado, serão 25 vagas, cinco reservadas para candidatos autodeclarados negros.

O edital suplementar ofertará, para o mestrado, duas vagas para ingresso no primeiro período e duas vagas para ingresso no segundo período (em ambos os casos são uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência). Para o doutorado serão oferecidas duas vagas (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência), para ingresso no primeiro período.

Processo seletivo

As etapas do processo seletivo do mestrado e doutorado consistem em: prova de múltipla escolha, eliminatória e classificatória, baseada no conteúdo de Bioquímica, Biologia Molecular e Imunologia. A prova ocorrerá on-line a partir do dia 14 de fevereiro. O site em que a prova será realizada, bem como o cronograma para divulgação do resultado dessa etapa, serão publicados no site do programa até o dia 11 de fevereiro.

Somente os candidatos aprovados na prova participarão da etapa seguinte que é a análise do curriculum vitae, etapa eliminatória e classificatória, em que serão avaliados a produção intelectual, o desenvolvimento de atividades de monitoria acadêmica, de iniciação científica e de estágio supervisionado, atividades de docência ou profissionais pertinentes, prêmios e títulos, especializações, mestrado. A última etapa é a discussão sobre o curriculum vitae, também eliminatória e classificatória, em que serão discutidos com o candidato aspectos do curriculum vitae, sua experiência didática e de laboratório e a contribuição científica. O resultado dessa etapa será divulgado junto com o resultado final, no dia 21 de fevereiro.

Mais informações: pg-biq@icb.ufmg.br

Centro de Comunicação da UFMG.