Saúde com Ciência publica seu 100º podcast e lança nova marca

Projeto do CCS se renova, trazendo na bagagem a informação em saúde, o combate às fake news e o apoio na adaptação de médicos estrangeiros no Brasil.

25 de julho de 2022 - , , ,

Nova marca do Saúde com Ciência

O Saúde com Ciência, projeto do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG, publicou seu 100º programa via streaming nesta segunda-feira, 25 de julho. O especial sobre telessaúde no SUS já traz a nova marca e segue a identidade visual criada para a divulgação do projeto.

No especial desta semana, a professora do Departamento de Clínica Médica, Rosália Morais Torres, fala sobre as possibilidades do uso da telessaúde no SUS, como os serviços oferecidos, a regulamentação do setor e o preparo dos profissionais.

Fundado em setembro de 2020, a partir da experiência do programa de rádio homônimo, o podcast Saúde com Ciência foi uma das iniciativas da Faculdade de Medicina no esforço de combate à pandemia de covid-19. O programa é publicado semanalmente e aborda temas da área da saúde, ouvindo professores da UFMG.

O coordenador do CCS, Gilberto Boaventura, observa que o programa cumpre um papel social relevante, ao aproximar os saberes da Universidade com a vida cotidiana das pessoas. “Uma das faces da crise sanitária que estamos vivendo é a infodemia, com excesso de informações de baixa qualidade, circulando de maneira veloz. Nosso esforço sempre foi o de levar conhecimento baseado em evidências científicas para todos os rincões do país, até como uma forma de descentralizar o acesso às informações sobre saúde”, pontua.

A identidade visual e a marca foram feitas pelo designer da Faculdade, Rafael Keven, que utilizou elementos como as ondas sonoras, a cruz vermelha (símbolo da saúde) e o balão de diálogo. “A marca é inspirada na junção das ideias de conversa, entrevista, ciência e saúde. Preparamos a utilização para todos os canais e aplicações”, explica o designer.

O podcast é publicado nas plataformas Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts

Saúde com Ciência

O Saúde com Ciência foi lançado em março de 2008, como um programa de rádio. A veiculação ocorre ainda hoje na rádio UFMG Educativa e em uma rede com 150 rádios, sendo 72 em Minas e 78 em outros 17 estados, além do Distrito Federal. Ao todo, mais de 700 séries foram produzidas e enviadas para a rede. Desde setembro de 2020 o material é publicado também em versão podcast.

Com o início da pandemia de covid-19, o Saúde com Ciência se somou à força-tarefa da Faculdade de Medicina para produção de conteúdo de qualidade com orientações de professores e profissionais da Instituição sobre prevenção, distanciamento social, uso da máscara, álcool em gel e outros temas relacionados à crise.

Para isso, foi criado o spot “Coronavírus: tudo que você precisa saber”, com áudios simples, curtos e objetivos, de até 1 minuto e 30 segundos, que foram disponibilizados de junho a novembro de 2020 para as rádios parceiras. Ao todo, foram produzidos 95 spots sobre temas como cuidados gerais, saúde mental na pandemia, perigos da automedicação, uso de máscaras, coronavírus pelo mundo, as crianças e o vírus, fatores de risco, teste para diagnóstico, entre outros. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), órgão assessor vinculado à Reitoria da UFMG, traduziu os spots do Saúde com Ciência para disponibilizá-los para a comunidade surda.

Além disso, os programas de rádio Saúde com Ciência foram utilizados pelo Ministério da Saúde como material de apoio no ensino de português para profissionais estrangeiros do Mais Médicos, programa do governo federal criado para suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil.

Acesse o site do programa e confira o histórico de programas publicados.