A menopausa pode estar afetando seu trabalho

No Brasil, mais de 30 milhões de mulheres estão na faixa etária comum para o climatério e a menopausa.


02 de setembro de 2025 - , , , ,


* Alexandre Temponi

O climatério é a fase da vida feminina que cerca a menopausa, incluindo a pré e a pós-menopausa, e é marcado pela passagem da fase reprodutiva para a não reprodutiva. É como define o professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Márcio Hipólito. Já a menopausa é a interrupção definitiva da menstruação, que ocorre entre os 45 e 55 anos de vida.

O professor explica que os principais sintomas da menopausa são as ondas de calor, suores noturnos, a secura vaginal, alterações de humor e dores articulares e musculares. Isso acontece, principalmente, devido a uma mudança hormonal, quando a produção de estrógeno e progesterona pelos ovários se altera. Esses hormônios são os responsáveis por regular o ciclo menstrual e a saúde reprodutiva.

Os sintomas da menopausa podem ser amenizados. O tratamento mais comum, como explica Marcio Hipólito, é a terapia hormonal, quando é feita a reposição dos hormônios que o ovário para de produzir após a menopausa. O objetivo deste método é diminuir ou eliminar os sintomas físicos mencionados anteriormente. Porém, a escolha por este tratamento depende da avaliação médica.

Impactos no trabalho

Em pesquisa realizada pela fintech Plena Pausa, 44% das mulheres brasileiras afirmaram que se sentem menos produtiva enquanto estão passando pelo período da menopausa. Para o professor Marcio Hipólito, os sintomas da menopausa e podem exercer grande influência sobre a concentração e a capacidade de foco das mulheres no ambiente de trabalho. Além disso, ele reforça que os empregadores devem ter sensibilidade para compreender o período pelo qual a mulher passa, e como a variação hormonal pode afetar sua produtividade.

“Se criassem espaços dentro do trabalho para discutir a questão da menopausa, ajudaria muito. Além disso, a mulher deve melhorar a qualidade de vida, em que sentido? Atividade física, melhorar a alimentação, higiene do sono, diminuir o consumo de álcool e evitar o tabagismo”.

Professor Márcio Hipólito

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre o climatério e a menopausa. Explicamos os principais sintomas, como as mulheres podem minimizar os sintomas e as variações temporais de mulher para mulher. Além disso tentamos entender a relação entre a menopausa e o trabalho.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a quinta-feira, às 7h15, no programa Bom Dia UFMG. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno