Aberta a seleção de estudantes de mestrado para a Bolsa Victor Hugo 2023-2024 na Université de Franche-Comté (UFC)

18 de janeiro de 2023 - , ,

Imagem: DRI/UFMG.

A Université de Franche-Comté (UFC) receberá até 15 de março candidaturas do processo seletivo para a Bolsa Victor Hugo 2023-2024, destinadas a estudantes de mestrado da América Latina, interessados em realizar período de estudos de um ano, de julho de 2023 a junho de 2024, em um dos programas de pós-graduação ministrados pela UFC.

A Bolsa Victor Hugo tem valor aproximado de 7000 euros e inclui a isenção das taxas de inscrição na universidade, além de benefícios para alojamento, refeições e contratação de pacote de internet. A bolsa também cobre treinamento intensivo de língua francesa durante dois meses na instituição.

São critérios para candidatura:

• Ser nacional e residir em um país de língua francesa, espanhola ou portuguesa na América Latina e no Caribe;
  • Ter menos de 35 anos no momento da inscrição e durante o ano letivo no UFC;
  • Possuir pelo menos um diploma de graduação ou equivalente reconhecido pela França;
  • Estar matriculado na UFMG, no momento da inscrição, em um programa de mestrado.

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos:

• Formulários A e B (disponíveis na convocatória abaixo);
  • Carta de apresentação em francês;
  • Curriculum vitae em francês;
  • Documento de identidade (RG ou passaporte);
  • Cópias dos títulos, certificados ou diplomas detidos pelo estudante;
  • Transcrições oficiais das notas obtidas em cada matéria para cada ano acadêmico (certificadas pela instituição de origem). Não é necessário traduzir as transcrições;
  • Certificado de matrícula na universidade parceira no momento da inscrição;
  • Certificado de nível em francês (TCF, DELF e DALF, de preferência). Um certificado de conclusão de língua francesa da Aliança Francesa ou de um instituto de línguas autorizado será aceito;
  • No caso de pedido de validação da experiência profissional adquirida (formulário B), anexar cópia do estágio e/ou certificados de emprego especificando o cargo ocupado, a função desempenhada, o nível de responsabilidade, a duração etc. Esses documentos, se não forem originalmente emitidos na língua francesa, devem ser objetos de uma simples tradução para o idioma;
  • Poderá ser solicitado um projeto de pesquisa para determinados mestrados.

O procedimento de candidatura deverá obrigatoriamente ser realizado pela UFMG, de forma que os estudantes deverão encaminhar a documentação completa e compilada à DRI para que seja posteriormente enviada à Université de Franche-Comté.

Toda a documentação deverá ser encaminhada para programas@dri.ufmg.br , em PDF único, até 10 de março. Serão indicados os 5 (cinco) primeiros estudantes a apresentarem a documentação completa para candidatura.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail: dri@univ-fcomte.fr

Mais informações estão disponíveis na Convocatória da Bolsa Victor Hugo, contendo o guia de candidatura e informações práticas, ou no site da Campus France.

Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG