Ação promove checagem de audição na Faculdade de Medicina


11 de março de 2019


Orientação e checagem de audição acontecerá também no campus Pampulha, no dia 14 de março.

A estudante de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Maria Teresa Lima (à esquerda), teve sua audição checada pela primeira vez. Foto: Carol Morena.

Estudantes do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG realizam na tarde desta segunda-feira, 11 de março, ação de conscientização sobre a importância de identificação e intervenção na perda auditiva. O evento é feito sob orientação da professora do Departamento de Fonoaudiologia da Instituição, Luciana Macedo.

Uma das estudantes participantes, Sabrina da Mata, explicou que examinar a audição é o primeiro passo. “Muitas pessoas vivem com perda auditiva não identificada, muitas vezes não percebem que estão deixando de ouvir alguns sons”, comentou.

A conscientização sobre o exame é feita com o uso do aplicativo “HearWho“, que permite checar a audição por meio de sons em diferentes frequências e intensidades. A ação também busca alertar sobre a importância da consulta com o fonoaudiólogo. “O aplicativo é somente uma simulação. O diagnóstico só pode ser feito por um profissional por meio da audiometria”, esclareceu a aluna Rebeca Buarque, participante da equipe.

Cheque sua audição

Durante a intervenção, a estudante de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Maria Teresa Lima, teve a audição checada por meio do app. Como o resultado apresentou algumas alterações, ela irá procurar um especialista. “Sempre tive cuidado com a audição, mas depois desse teste, vou ter ainda mais atenção e pesquisar o que posso fazer para prevenir qualquer problema”, acrescentou a aluna, que realizou o teste pela primeira vez.

Ex-diretor da Faculdade, Tarcizo Nunes, participou da intervenção nesta segunda-feira, 11 de março. Foto: Carol Morena.

O ex-diretor da Faculdade de Medicina, professor Tarcizo Nunes, também participou da checagem. Apesar de reconhecer que tem o hábito de checar a audição, ele afirma tomar alguns cuidados. “Tomo todos os cuidados devidos, como não ouvir som alto e realizar a limpeza adequada regularmente”, afirmou.

O grupo que realizou a ação estará no Campus Pampulha nesta quinta-feira, 14 de março, para conscientizar a comunidade sobre os cuidados com a saúde auditiva.