Ações conscientizam sobre importância do cidadão para um trânsito melhor

15 de setembro de 2016

*Carol Morena

IMG_1167A violência no trânsito impacta diretamente a saúde pública, consumindo grande parte da rede de serviços de urgência dos principais hospitais do Brasil. Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a responsabilidade no trânsito, tiveram início, nesta quinta-feira, 15, as ações da Semana Nacional do Trânsito 2016 do Campus Saúde da UFMG. Com o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, a programação contou com atividades educativas e interativas.

Na Transitolândia Móvel, primeira atividade do dia, alunos do 5o ano do Instituto de Educação de Minas gerais (Iemg) aprenderam, de forma lúdica, sobre regras e medidas para melhorar a vivência no trânsito. Oficiais da Polícia Militar (PM-MG) encenaram situações cotidianas, como o momento de atravessar a rua, ou o desembarque de um ônibus, para ilustrar a maneira segura de agir.

O sargento Gilberto Morais, chefe da Trânsitolândia, disse que a ideia do projeto é utilizar o método lúdico e teatral para que o conhecimento atinja crianças e jovens. “Trabalhando dessa forma, o resultado é quase que imediato, porque, ali no teatro mesmo, a criança assimila aquelas informações e o feedback que temos das famílias é até de uma melhora no comportamento”, contou.

A vice-diretora do Iemg, Luciene Santos, complementou dizendo que a atividade de hoje dá segmento a um projeto já desenvolvido na escola, que busca conscientizar os alunos do seu papel para a melhora do trânsito. “A atividade de hoje complementa um trabalho que já fazemos, em conjunto com as famílias e motoristas dos transportes escolares, no qual ensinamos sobre o papel do pedestre”, explicou.

Em seguida, o Projeto Rodocine, também desenvolvido pela PM-MG, exibiu vídeos educativos no intuito de orientar e responder possíveis dúvidas dos presentes sobre como se portar em diversas situações de trânsito. Nas oficinas educativas as crianças puderam, ainda, realizar atividades e brincadeiras com temáticas do trânsito.

Na parte da tarde, uma blitz educativa, com os grupos Mobiliza SUS e Guardiões do Riso e a Guarda Municipal interagiu com pedestres e motoristas que passavam pela Avenida Alfredo Balena. A coordenadora do Mobiliza SUS, Michelly dos Santos, comentou que as atividades promovidas durante a Semana Nacional do Trânsito são importantes por reunir esforços de diversos setores da sociedade para despertar a consciência do cidadão de sua responsabilidade para um trânsito melhor.

Sou + 1 por um trânsito + seguro

A vice-diretora do Campus Saúde, Sônia Maria Soares, conta que o tema desta edição da Semana Nacional do Trânsito teve o objetivo de atingir o público jovem. “A nossa ideia é resgatar a consciência dos jovens de que eles são multiplicadores de informação para as famílias e para o meio em que vivem. Assim, a ideia é que cada um, dentro do seu trabalho, da sua casa, assuma essa responsabilidade de promover um trânsito mais seguro”, afirma.

A programação conta, ainda, com a palestra “Impactos dos acidentes de Trânsito na Saúde”, ministrada pelo professor do Departamento de Saúde Mental, Frederico Garcia. O evento será no dia 21, às 14h, no Auditório da Escola de Enfermagem. A exposição “Sonhos que Envelhecem” também estará aberta até o dia 23 de setembro, na Unidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Fotos: Carol Morena

*Redação: Carol Morena – estagiária de jornalismo