Ações no campus Saúde conscientizam sobre cuidados com a saúde auditiva

08 de março de 2019

A Faculdade de Medicina da UFMG promove nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, ações no campus Saúde para conscientizar sobre cuidados com a saúde auditiva. A partir das 12h, alunos do Grupo de Reabilitação Auditiva e Orientações (GRAO) irão conversar com a comunidade sobre o tema, distribuir panfletos educativos e aplicar o teste auditivo do app “Cheque sua Audição” (hearWHO), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Você está ouvindo bem? Você percebe dificuldades de audição? Eles (os alunos) vão auxiliar sobre o que fazer quando tem alguma dificuldade assim”, conta a professora do Departamento de Fonoaudiologia, Luciana Macedo, que coordena o GRAO.

Cartazes que fazem comparação visual com a dificuldade de ouvir e entender em ambientes barulhentos também serão afixados no campus. As ações contemplam a programação do Dia Mundial da Audição, celebrado em 3 de março, e também serão realizadas nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, no campus Pampulha da UFMG.

Cheque sua Audição

O aplicativo Cheque sua Audição (hearWHO) é disponibilizado, gratuitamente, nas lojas de aplicativos de smartphones. A professora explica que o app funciona emitindo uma sequência de números falados, acompanhada de um ruído de fundo. “Esse ruído vai sendo variado, em relação à intensidade da fala, para a pessoa tentar identificar. Então ele faz uma média para ver o quanto você conseguiu identificar corretamente”, detalha Luciana.

De acordo com ela, as pessoas adultas estão ficando com perda de audição cada vez mais cedo, devido a fatores como ruído urbano e uso inadequado de fones e da amplificação de músicas. Por isso, a professora alerta: “teste sua audição e cuide dela, porque a perda de audição, depois de instalada, não tem volta”.