Agosto Dourado 2021: Hospital Risoleta Neves UFMG reforça o incentivo ao aleitamento materno
17 de agosto de 2021 - Aleitamento, amamentação, maternidade, recém-nascido, Risoleta Neves
O melhor alimento para o bebê é o leite materno. E a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) vai além: a amamentação deve ser o alimento exclusivo do neném até seus seis meses de vida. No mês que incentiva o aleitamento materno, Agosto Dourado, o Hospital Risoleta Tolentino Neves, vinculado à UFMG, reforça que a amamentação concentra todos os nutrientes que os bebês precisam, como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, anticorpos e água.
A Maternidade do Hospital Risoleta se diferencia por dar uma atenção especial ao tema durante todo o ano, ensinando as mães a fazerem a ordenha e incentivando a amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido. Os benefícios são muitos: crianças amamentadas têm 13% menos chances de ter sobrepeso/obesidade; têm 35% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2; apresentam melhor desempenho escolar; recebem no leite materno componentes que as protegem contra o desenvolvimento de doenças alérgicas e outras vantagens.
A equipe do Risoleta orienta que cada mãe tem uma experiência única com a amamentação. Para algumas é praticamente natural, para outras os primeiros dias podem causar dor e eventuais fissuras nas mamas. Por isso, as mães precisam de suporte familiar e apoio daqueles que as cercam para que elas vivenciem o melhor desse momento junto com seu bebê. Amamentar é cuidado, carinho e saúde!
(Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Tolentino Neves)