Alessandro e Alamanda debatem propostas com a comunidade do campus Saúde
Encontro será nesta quarta-feira, às 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, com transmissão ao vivo
29 de setembro de 2025 - Consulta a comunidade, debate, Eleição para eleitorado

O terceiro – e último – debate oficial da chapa UFMG Acolhedora com a comunidade universitária será realizado nesta quarta-feira, 1° de outubro, no auditório Nobre da Faculdade de Medicina, no campus Saúde. Os professores Alessandro Fernandes Moreira, atual vice-reitor da UFMG e candidato a reitor, e Alamanda Kfoury, atual diretora da Faculdade de Medicina e candidata a vice-reitora, apresentarão suas propostas a partir das 14h, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.
Os debates anteriores foram realizados nos campi Pampulha (17 de setembro) e Montes Claros (24 de setembro). Ambos permanecem gravados na mesma plataforma. Os encontros são coordenados e mediados pela Comissão Eleitoral e organizados em quatro blocos. No primeiro, os candidatos têm até 20 minutos para apresentar a proposta da chapa. No segundo, a Comissão Eleitoral faz uma pergunta abrangente para os integrantes da chapa, que terão 10 minutos para pronunciar sua resposta. Essa pergunta é elaborada previamente, com base em questões enviadas pela comunidade da UFMG. Para participar dessa etapa do debate, os interessados devem encaminhar suas perguntas para o e-mail comissaoeleitoral2025@ufmg.br até 24 horas antes do início do evento.
No bloco seguinte, os candidatos responderão a 10 perguntas enviadas pelo público, sendo cinco pelo e-mail comissaoeleitoral2025@ufmg.br, elaboradas pelas pessoas que participarão virtualmente do debate, e outras cinco entre as que forem depositadas nas urnas pelo público presente.
A chapa terá até três minutos para responder a cada pergunta. Todas as questões remetidas (via urna ou e-mail) e não respondidas durante o encontro serão encaminhadas para a chapa. Por fim, o quarto bloco será destinado às considerações finais dos candidatos. Esse bloco terá a duração de cinco minutos.
Diversidade como riqueza e valor
No debate da última quarta-feira, em Montes Claros, Alessandro e Alamanda discorreram sobre temas como a defesa da universidade pública, autonomia e inovação. “Essa universidade se renovou, e isso torna o exercício do diálogo e da escuta ainda mais necessário, tendo em vista a nossa diversidade, que é uma riqueza e um valor”, afirmou Alessandro Fernandes.
Em sua fala, Alamanda Kfoury defendeu a necessidade de ampliar o sentido do termo “inovar”, um dos três princípios basilares da chapa – os outros são “incluir” e “cuidar”. Inovar, segundo ela, vai além da perspectiva tecnológica. “Precisamos inovar no sentido amplo das nossas práticas, o que significa, por exemplo, renovar nossos projetos pedagógicos, tornando-os mais modernos, interessantes, atrativos, flexíveis e ainda mais transversais e integrados”, disse a candidata à vice-reitora.
No dia 23 de setembro, véspera do debate, Alessandro e Alamanda visitaram algumas instalações do campus Montes Claros, como a biblioteca, o Sítio de Saluzinho e as áreas de engenharia florestal, suinocultura, avicultura, solos e o Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA).

Consulta
As linhas gerais do programa da chapa foram publicadas na edição 2.158 do Boletim UFMG, e todas as informações relacionadas ao processo, incluindo as orientações de como votar, estão disponíveis no site da Consulta Eleitoral.
A consulta em primeiro turno será realizada no dia 21 de outubro (das 9h às 21h) pelo Sistema de Consultas da UFMG, acessível via internet por usuários previamente cadastrados no sistema MinhaUFMG. Como só uma chapa se inscreveu, não haverá segundo turno. A consulta à comunidade tem o objetivo de subsidiar a escolha do Reitorado para o mandato 2026-2030.
Cedecom