Alunas da UFMG organizam II Congresso de Mulheres na Ciência

Inscrições estão abertas para participação e submissão de trabalhos

30 de julho de 2019 - , , ,

O II Congresso de Mulheres na Ciência (CMC) da UFMG será realizado entre os dias 30 e 31 de agosto, no Centro de Atividades Didáticas 2 (Cad 2), campus Pampulha, das 8h às 18h30. Destinado a todo público que se identifique com a temática, o evento está com inscrições abertas no site da Sympla. O edital para submissão de trabalhos também já está aberto.

Projetado como um evento plural, o II CMC visa abordar as diferentes formas através das quais o cenário atual da ciência pode melhorar para incluir, valorizar e inspirar as mulheres de forma igualitária. É objetivo, ainda, criar um espaço de convivência e confiança, estimulando o estabelecimento de relações entre os participantes e as convidadas para formar uma rede de apoio para além do Congresso.

Além das apresentações dos trabalhos, o evento trará mulheres importantes no cenário nacional de ciência para apresentarem seus projetos e organizará um happy hour de encerramento para garantir a formação de networking e a continuação das discussões. Conheça as palestrantes convidadas e a programação completa no site do evento.

Organização feminina

A primeira edição do CMC foi organizada por cinco mulheres estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas da UFMG. A iniciativa teve foco nas ciências biológicas e exatas, e teve como proposta divulgar o trabalho de pesquisadoras da unidade acadêmica e do Instituto de Ciências Exatas, além de trazer a discussão do papel da mulher na academia. Os temas discutidos envolveram Mulheres Apagadas na Ciência, Maternidade na Academia, Mulheres Negras na Ciência e O Machismo nas Ciências Exatas.

Em sua segunda versão, as criadoras observaram a necessidade de abranger todas as áreas científicas. Agora o congresso está mais diverso, tanto nas discussões quanto na composição da Comissão Organizadora, que conta com mulheres estudantes de graduação e pós-graduação de ciências biológicas, matemática, medicina, medicina veterinária e letras.

Outras informações pelo site do evento. Acompanhe também nas redes sociais: @cmc_ufmg

(Assessoria de Imprensa da UFMG)