Alunas do Internato Rural participam de plenária em Moeda


31 de março de 2023 - ,


Alunas se apresentam em Moeda. Foto: Acervo pessoal.

Alunas do Estágio em Saúde Coletiva, conhecido como Internato Rural, participaram da Plenária do Conselho Municipal de Saúde de Moeda nesta quarta-feira, 29 de março. As estudantes Isabella Faria de Coelho e Larissa Moreira Santos, orientadas pelo professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS), Tarcísio Magalhães Pinheiro, abordaram o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

Entre os objetivos da plenária estavam a discussão e aprovação de propostas a serem levadas à Conferência Estadual de Saúde e a escolha dos delegados municipais para participarem da Conferência Estadual de Saúde. Participaram membros do Conselho Municipal de Saúde, convidados e palestrantes.

Atividades do internato são orientadas por professores. Foto: Acervo pessoal.

O novo ciclo do Internato Rural em Moeda foi iniciado em janeiro de 2022. Os estagiários atuam junto ao SUS nos Programas de Saúde da Família do município, supervisionados por médicos locais. As equipes executam ações assistenciais e de saúde coletiva. 

Além do atendimento clínico-cirúrgico individual, participam de visitas domiciliares e acompanham as ações de Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental).

Internato Rural

O Estágio em Saúde Coletiva (Internato Rural) é uma disciplina obrigatória para os alunos dos últimos anos do curso de Medicina da UFMG e leva os estudantes para cidades do interior de Minas Gerais, onde moram e estagiam durante três meses com a preceptoria de médicos da Secretaria Municipal de Saúde. 

A ideia central é que o estudante ganhe experiência conhecendo e atuando junto ao funcionamento e gestão do serviço público de saúde em cidades do interior, com vias a colaborar no permanente aprimoramento do SUS. Essa é uma oportunidade de aprenderem a autonomia no atendimento em saúde, mas também de participarem das ações que promovem desde a Atenção Primária à Saúde, até a preservação ambiental.

O estágio é oferecido há 45 anos, de forma ininterrupta, entre os meses de janeiro e dezembro, com 320 alunos por ano. Hoje, várias escolas de Medicina ao redor do mundo passaram a adotar a mesma metodologia.