Alunos de Medicina desenvolvem manual para estagiários do Hospital das Clínicas

Intuito é minimizar as dificuldades dos estudantes ao iniciar um novo momento do percurso universitário, que é o estágio

06 de setembro de 2019 - , , ,

A partir da demanda do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da UFMG (HC), os alunos participantes do projeto de extensão “IHI Open School” criaram um manual online para estudantes em estágio no HC. O intuito é minimizar as dificuldades dos estudantes ao iniciar um novo momento do percurso universitário, que é o estágio. Com o “Manual do Aluno HC-UFMG”, espera-se que as experiências e os aprendizados desse processo sejam leves e eficientes.

O conteúdo foi selecionado a partir da pesquisa realizada com os alunos de todos os cursos que passam pelo estágio no Hospital. Por meio de um formulário online, os alunos puderam apontar suas principais dificuldades, assim como o que fez falta para eles durante esse processo.

Com base nas respostas da pesquisa, foram identificados os principais focos de dúvidas, que determinaram os tópicos que iriam compor as 68 páginas do manual, planejado para ser acessado principalmente por celulares, de forma rápida e acessível.

Um dos estudantes idealizadores do projeto, Vitor Hugo de Oliveira e Silva, destaca duas temáticas presentes no manual que podem ser de grande importância para o dia a dia dos estagiários: o protocolo de passagem de caso, uma das questões mais levantas na pesquisa, e o mapa do hospital.

“Geralmente os alunos examinam o paciente e depois vão passar isso para o preceptor, que é algum residente, e isso foi uma das coisas que os alunos mais tinham dificuldade quando a gente fez a pesquisa. Então, tentamos explicar um pouco desse protocolo, inclusive com um vídeo do Hospital também sobre esse protocolo e o mapa do HC que também é uma coisa importante”.

O material, que pode ser acessado aqui, foi disponibilizado nos grupos de WhatsApp dos alunos e dos coordenadores. Os colegiados de Medicina e Enfermagem também já têm acesso ao manual.

(Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)