AVAS 21 e alunos de Medicina criam podcast com informações científicas

Projeto AVASCast nasce de parceria entre AVAS 21 e
alunos de Medicina da UFMG

09 de abril de 2020 - , , ,

A guerra contra a pandemia do novo coronavírus tem estimulado a participação dos alunos em projetos que ajudam a superar o difícil momento. Um desses projetos é o AVASCast, que consiste na produção de podcasts com informações científicas sobre a pandemia. O conteúdo é direcionado tanto para profissionais de saúde quanto para a população em geral. A inciativa é resultado de parceria inédita entre o AVAS 21 – programa de inserção da tecnologia no ensino na área da saúde -, alunos de Medicina e o Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

A ideia surgiu de um grupo de alunos que pertencia à equipe do AVAS 21 e logo foi abraçada pelo programa, transformando-se em projeto de extensão no Departamento de Clínica Médica da Faculdade.

“O AVASCast é um dos projetos mais dinâmicos do AVAS21 e a participação dos alunos é fundamental para mantermos a agilidade de produção dos podcasts, sempre apoiados por um professor”,

explica a coordenadora do projeto e do AVAS 21, Rosália Torres

Os primeiros episódios já podem ser conferidos e trazem orientações de experts sobre cuidados especiais com os idosos neste momento de pandemia. Os áudios também abordam as implicações cardiovasculares da covid-19 e os cuidados que os profissionais de saúde precisam ter para evitar a própria contaminação e de nossos familiares. Os conteúdos atualizam também o estágio atual de conhecimento da comunidade científica sobre a doença.

A equipe de Comunicação Social da Faculdade de Medicina (CCS), especialmente a de radiojornalismo, participa do projeto com orientações técnicas no processo de produção e na finalização dos episódios.

“Ficamos felizes em ser parceiros desse projeto, o primeiro que trabalhamos com estudantes de Medicina, auxiliando na produção e orientação técnica”,

celebra o coordenador do CCS, Gilberto Boaventura.

Onde ouvir?

Os áudios são disponibilizados em diferentes plataformas (Anchor, Breaker, Google Podcasts, Pocket Casts, RadioPublic e Spotify).

Rosália Torres, coordenadora do projeto, destaca que os podcasts constituem uma forma de tecnologia de comunicação muito atual, que consegue atingir várias camadas da população por sua simplicidade, facilidade de acesso e rapidez para levar a informação adiante.

Processo de produção

Os alunos participam de todas as etapas de elaboração dos episódios, desde a sua concepção, gravação e edição do conteúdo e publicação nas plataformas de podcasts e Instagram.

Para o professor do Departamento Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Marco Túlio Gualberto Cintra, parceiro do projeto, mesmo em distanciamento social, os estudantes encontraram uma forma de auxiliar com informações científicas e linguagem clara.

“É o conhecimento aliado à tecnologia em benefício de todos nós. Aproveite, pode ouvir à vontade, da sua casa, do caminho para o plantão, a qualquer momento”, convida.

Marco Túlio Gualberto Cintra

Rosália Torres também vê no protagonismo dos alunos uma oportunidade para que eles aprimorem conhecimentos.

“Ao preparar um episódio ou uma entrevista, os alunos têm, necessariamente, de estudar o tema a ser abordado e isto contribui para sua formação científica além de incentivar uma visão crítica dos vários assuntos abordados”, avalia.

Informação precisa

A estudante do 6º período de Medicina da UFMG, Elke do Valle, participou da produção do podcats sobre cuidados com idosos frágeis, orientado pelo professor e geriatra Marco Túlio. Ela entende que o assunto não poderia ser outro.

“Grande parte da população idosa nunca havia passado por uma pandemia, muito menos com WhatsApp, Redes Sociais e Fake News. Nesse momento, acreditamos que o acesso a informação verídica e objetiva a respeito da Covid-19, que anda tirando o sono de muitos idosos e seus parentes, possa tranquilizar a população e instruí-la sobre grupos de risco e os seus cuidados”, afirma.

O estudante do 8º período de Medicina da UFMG, Hugo Couto, ajudou na produção de alguns podcats. Ele explica que o áudio destaca a prevenção, o diagnóstico, as condutas e perspectivas de novas descobertas.

“Como alunos, observando o grande volume de produção científica sendo gerado nesse momento, através do esforço de inúmeros profissionais em todo o mundo, entendemos a dificuldade em selecionar o que tem maior pertinência e aplicação no nosso contexto e realidade locais, e tentamos ajudar da forma que podemos, iniciando agora mesmo os trabalhos no nosso podcast”, frisa.

Clique aqui para ouvir os podcasts.

Ficha técnica:

Alice Lanna; Alvaro Lucca; Cristiana Afonso Leitão; Elke Valle; Fernando Torres; Gabriela Costalonga; Gustavo Monteiro; Helena Raquel; Hugo Couto; Isadora Ventura; Laura Parreiras; Samuel Ferreira; Samuel Morelli.
Participações:
Maria Aparecida Camargos Bicalho –  geriatra e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
Maria da Consolação Vieira Moreira– cardiologista e professora titular Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
Unaí Tupinambás – infectologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
Coordenação: Rosália Torres
Orientação docente: Marco Túlio Gualberto Cintra e Rosália Torres
Orientação técnica: Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG.