Alunos do Internato da Faculdade de Medicina realizam mutirão em Juruaia e Guaxupé


22 de julho de 2024 - , , , ,


Alunos do curso de medicina da UFMG realizaram, no dia 17 e 18 de julho, o mutirão anual de coleta de dados do estudo multicêntrico de prevalência de retinopatia diabética nos municípios de Juruaia e Guaxupé, Minas Gerais. A iniciativa é uma atividade importante para o atendimento à atenção primária e também na formação dos acadêmicos.

Equipe em Juruaia composta por Acadêmicos do Internato Rural da Medicina da UFMG – Larissa Armelin e Pedro Milori, e as acadêmicas Camilla Chaves e Izabela Cristina, do projeto de Retinopatias da UFMG. Foto: Arquivo Pessoal

O mutirão é uma parceria dos municípios em convênio do Internato Rural da Medicina da UFMG, em conjunto da Oftalmologia e Endocrinologia da Faculdade e conta com a participação da Telessaúde do HC/UFMG, responsável pelos laudos de retinografias.

O projeto coordenado pelo professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social,  Francisco Rubió,   contou com a presença do Secretário de Saúde de Saúde, Márcio Silva, da Coordenadora da Atenção Básica, Crislaine Graziella, e a participação da Equipe de Saúde da Família, no PSF 1, realizado por acadêmicos do Internato Rural da Medicina da UFMG e do projeto de Retinopatias.  

Equipe do Mutirão no Município de Guaxupé. Foto: Arquivo Pessoal

Durante a ação, são realizados quatro exames: dosagem de albuminúria,, creatinina, dosagem de hemoglobina glicada e de glicosemia, glicose no sangue. Esses quatro exames são feitos juntamente com a retinografia, com retinógrafo portátil. Ao todo foram atendidos 206 pacientes.