Alunos do Internato Rural participam de mutirão promovido no munícipio de Guaranésia
Ação é uma iniciativa do Projeto FUPECONECTA, parceria da FUPEC e apoio do Internato Rural
12 de setembro de 2024 - FUPEC, Guaranésia, Internato Rural, Mutirão
Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, o município de Guaranésia, Minas Gerais, recebeu a FUPEC – Mutirão de Cirurgias, que realizou 36 procedimentos cirúrgicos de médio porte, com anestesia geral e raquianestesia, beneficiando pacientes da cidade e região. A ação é uma iniciativa do Projeto FUPECONECTA, uma parceria entre a Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia (FUPEC) e a Prefeitura Municipal de Guaranésia, com o apoio do Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG, coordenado pelo professor Rubió. E também contou com a participação das empresas Confiance através do Diego e Bhiosupply através do Thalles.
O mutirão teve como objetivo oferecer aos moradores de Guaranésia um tratamento cirúrgico humanizado, utilizando técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia, evitando assim a necessidade de Tratamento Fora do Domicilio (TDF). As cirurgias foram realizadas no Hospital da Santa Casa de Guaranésia, em duas salas do bloco cirúrgico, que contam com infraestrutura completa, incluindo leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de observação pós – cirúrgica.
Durante os três dias de mutirão, foram 30 pacientes, sendo que alguns deles realizaram mais de um procedimento. Na sexta-feira, dia 6 de setembro, foram realizadas cirurgias em 10 pacientes. No sábado, 13 pacientes foram operados, abrangendo 8 casos de hérnia (um deles com hérnia bilateral) e 6 colecistecnomias por videolaparoscopia. No domingo, 7 pacientes passaram por cirurgias, incluindo 2 casos de hérnias umbilicais, 1 de hemorroida, 2 de vesícula e 2 de tumores de pele.
O Mutirão de Cirurgias FUPECONECTA foi realizado no formato de força –tarefa, contando com a colaboração de cirurgiões e voluntários da FUPEC. Participaram da ação 7 acadêmicos da Liga Acadêmica de Feridas, 4 membros do Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC) da FUPEC e 3 estudantes do Internato Rural da faculdade de Medicina da UFMG. O corpo de cirurgiões voluntários da FUPEC incluiu o Dr. Rui Lopes Filho, a Dra. Ana Inamine, o Prof. Eduardo Tanaka, o Prof. José Homero Soares e a Profa. Beatriz Deoti. Os anestesistas que contribuíram foram a Dra. Ellen Mara, a Dra. Camila Dall’Aqua, a Dra. Ítala Ferreira e o Dr. Ítalo, e os instrumentadores foram Rodrigo Pinheiro e Ariane Dias.
Apoio Institucional
O evento contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito Laércio Cintra, o secretário de Saúde Antônio César Lopes, além de membros da administração da Santa Casa de Misericórdia de Guaranésia, como a provedora Dra. Ieda, a equipe técnica de enfermagem representada por Tatyane e Lila, e outros colaboradores.
O mutirão é parte de um esforço continuo da FUPEC em promover a saúde e oferecer cuidados médicos de qualidade para a população de Guaranésia e arredores. Esta foi a segunda edição do mutirão cirurgias de Nível 2 na cidade, dando continuidade ao trabalho iniciado com mutirões de pequenas cirurgias realizadas anteriormente.
A realização do FUPECONECTA reforça o compromisso da FUPEC e da Faculdade de Medicina da UFMG em contribuir para a formação de novos profissionais da saúde e para a melhoria do atendimento médico em comunidades locais, através de ações práticas e de impacto social.