Alunos expõem ações na 1ª Feira de Extensão do Campus Saúde

Evento vai reunir as ações de extensão da Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem e Hospital das Clínicas da UFMG.


19 de setembro de 2022 - , , ,


A I Feira de Extensão do Campus Saúde vai acontecer na próxima semana, nos dias 26 e 27 de setembro. O evento busca promover a iniciação dos estudantes de graduação à extensão e vai agregar ações de todos os cursos do campus Saúde. 

O evento foi idealizado pelos estudantes do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e a Comissão Organizadora é composta pelos diretórios/centros acadêmicos de todos os seis cursos do campus Saúde: Fonoaudiologia, Medicina, Tecnologia em Radiologia, Enfermagem, Gestão em Serviços de Saúde e Nutrição. A feira está sendo estruturada para receber alunos de todos os cursos de graduação do campus.

Para o estudante de Medicina e membro do DAAB, Luís Gustavo Belotto, a iniciativa será relevante para promoção e fortalecimento da extensão, reforçando a relação entre a universidade e a sociedade. “O objetivo da feira é criar um espaço de discussão entre os alunos onde a extensão seja a protagonista. Nossa meta é educar uns aos outros sobre o que é a extensão”, destaca o discente. 

“Na feira, buscamos ressaltar a importância da extensão para o cumprimento da função social da universidade pública junto aos trabalhadores que a financiam”, explica o aluno. 

Além de compreender sobre a relevância da extensão, os alunos participantes também poderão entender sobre o funcionamento das ações, como carga horária, objetivos e pré-requisitos para os processos seletivos. 

A professora do Departamento de Clínica Médica (CLM) e Coordenadora do Centro de Extensão (CENEX) da Faculdade de Medicina, Luciana Diniz, realça que a feira vai ser uma oportunidade para que os alunos dialoguem com a extensão, conhecendo e se apropriando das ações desenvolvidas no campus Saúde. 

A coordenadora do CENEX ainda destaca como a extensão é relevante para a formação dos discentes: “A extensão possibilita que os alunos ampliem seu universo de conhecimento, propiciando uma troca dos saberes. Além disso, a extensão dialoga o tempo inteiro com a assistência, com a pesquisa e com o ensino”, explica. 

Na segunda-feira, dia 26 de setembro, a feira será realizada das 12h às 14h e no dia seguinte, 27 de setembro, das 17h às 19h. De acordo com o estudante Luís Gustavo, os horários foram selecionados com base na grade curricular dos calouros de graduação. “Escolhemos para o evento as datas/horários em que os calouros, público preferencial do evento, estão presentes no campus Saúde. Segunda-feira no horário do almoço atende melhor às grades horárias dos alunos do 1º período de Nutrição e Medicina; e terça-feira no final da tarde atende melhor aos calouros de Enfermagem, Fonoaudiologia, Gestão de Serviços de Saúde e Tecnologia em Radiologia”, explica. 

Essa será a primeira edição do evento, mas a Comissão Organizadora pretende prosseguir com a iniciativa nos próximos semestres. “É a primeira vez que as entidades estudantis organizam uma feira sobre extensão para todo o campus Saúde. Esperamos aprender com as críticas e sugestões que surgirão neste evento para melhorar as próximas edições (nos próximos semestres), incentivando de maneira continuada a extensão em nosso campus”, conclui Luís Gustavo.


Print Friendly, PDF & Email