Andréa Silveira e Zilma Reis recebem 95,45% dos votos na Consulta à Comunidade

Gestão estará à frente da Faculdade de Medicina de 2026 a 2030.


02 de dezembro de 2025 - , , , , ,


Eleitas para a gestão 2026-20230, Andréa Silveira (à esquerda da foto) e Zilma Reis (à direita) atuam há décadas pela UFMG. Foto: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.

A chapa “Cuidar e Avançar” – composta pelas professoras Andréa Silveira, do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS), e Zilma Reis, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, (GOB) – recebeu 95,45% dos votos válidos ponderados no processo de consulta à comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UFMG. A porcentagem de votos brancos ponderados foi de 4,55%. 

A votação ocorreu hoje, dia 2 de dezembro. Puderam votar todos alunos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado (efetivamente matriculados); todos os professores do quadro permanente (em efetivo exercício); e todos servidores técnico-administrativos em educação (em efetivo exercício). O resultado será homologado pela Congregação no dia 9 de dezembro. A consulta define os indicados para a gestão de 2026 a 2030.

Entre os 404 professores aptos a votar, participaram 232, com 226 votos na chapa e 6 em branco. Já entre os TAE, foram 40 votos dos 126 possíveis, sendo 35 na chapa única e 5 em branco. Por fim, entre os alunos, foram 62 votos dos 3.166 possíveis, sendo 61 na chapa e 1 em branco.

“Estou feliz com o resultado e também com o processo. A campanha, apesar de curta, foi muito importante para nos aproximarmos mais dos colegas, escutar as demandas dos departamentos, servidores e alunos. Aliás, não poderia deixar de agradecê-los pela participação na consulta e pelo apoio e sugestões que nos deram durante todo o tempo de construção desta chapa e, agora, construção do mandato”, declarou a professora Andréa Silveira, agora diretora eleita.

A professora Zilma Reis, agora vice-diretora eleita, também agradeceu a comunidade. “Tenho muito a agradecer cada um dos votos recebidos, pois expressam a confiança das pessoas em nosso propósito de fortalecer ainda mais a Faculdade de Medicina, em busca de uma instituição que acolha quem ensina, pesquisa, apoia e aprende. Temos uma proposta de trabalho que tornou-se agora mais rica e próxima da realidade, com a receptividade e sugestões dos setores, departamentos, diretórios acadêmicos que nos receberam em visita durante a campanha eleitoral”, disse.

A chapa

A professora Andréa Silveira (MPS) se graduou em Medicina pela UFMG (1986), fez residência em Medicina Preventiva e Social com área de concentração em Saúde do Trabalhador (1989), Mestrado em Sociologia (1996) e Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política (2007), também pela UFMG. Foi coordenadora geral do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador da UFMG (1999-2001), superintendente/diretora geral do Hospital das Clínicas da UFMG (2019-2022), além de chefe do MPS (2023 e 2024).

Já a professora Zilma Reis (GOB) é graduada em Medicina (1988), mestre (1993) e doutora (2002) em Ginecologia e Obstetrícia pela UFMG. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher (2022 a 2024) e, desde 2012, coordena o Centro de Informática Médica (CINS) da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi uma das articuladoras e compôs o Comitê Executivo do do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para Saúde (CI-IA Saúde).

Em seu programa de trabalho, a chapa destaca como objetivo central consolidar a Faculdade de Medicina da UFMG não apenas como a maior, mas como a mais inovadora, inclusiva e socialmente referenciada faculdade de medicina pública do país. A proposta detalha três eixos:

  • Excelência acadêmica integrada e inovadora
  • Pessoas em primeiro lugar: valorização, inclusão e bem-estar
  • Gestão estratégica, transparente e com sustentabilidade

Confira o cronograma completo:

Leia mais sobre o processo de Consulta à Comunidade 2025: