Acesso interno

Aplicativo ensina como reduzir riscos para idosos em ambientes domésticos

‘Não deixe a vovó cair’ foi desenvolvido por profissionais do Hospital das Clínicas


22 de janeiro de 2020 - , , ,


De acordo com o último levantamento do IBGE, o número de idosos no Brasil saltou de 25,4 milhões, em 2012, para 30,2 milhões de pessoas, em 2017. Esse aumento representa um grande desafio, uma vez que indivíduos nessa faixa etária podem desenvolver condições que exigem cuidados, entre elas a instabilidade postural. 

A maior parte das quedas dos idosos ocorre em casa e resulta em eventos mais graves, como fraturas, internações e redução da autonomia. Diante disso, profissionais do Hospital das Clínicas, em parceria com a Gaz Games, criaram, em 2016, o aplicativo Não deixe a vovó cair, que ajuda a reduzir os riscos no ambiente domiciliar.

Enquanto se diverte, o jogador aprende dicas importantes. Ele deve, com o auxílio do cão da família, realizar pequenos ajustes nos ambientes da casa, como sala, cozinha, quartos e banheiro, tornando-o mais seguro e menos suscetível a acidentes, como mostra reportagem da TV UFMG. O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play.


TV UFMG/ Cedecom: Luiz Cisi (produção e reportagem), Artur Horta (reportagem), Antônio Soares e Lucas Tunes (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Luciana Julião (edição de conteúdo)