Aplicativo para triagem e acompanhamento do desenvolvimento infantil é lançado na Faculdade
19 de maio de 2023 - Congresso de Fonoaudiologia, TEDI
O aplicativo TEDI – Triagem e Estimulação do Desenvolvimento Infantil foi lançado nesta quinta-feira, 18 de maio, durante o 4º Congresso de Fonoaudiologia da UFMG.
O evento contou com a presença de Mônica Versiani, chefe do Departamento de Pediatria (PED) da UFMG; Marina Chicago, diretora de conhecimento aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Sônia Venâncio, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde; e Cláudia Lindgren, professora do PED da UFMG.
Segundo a professora Cláudia Regina, o TEDI é inovador por ter sido pensado para o contexto das crianças brasileiras. “Temos uma escassez de ferramentas de triagem pensadas para países como o Brasil , então o TEDI nos dá a segurança de poder lançar algo que possa contribuir especificamente com o nosso contexto”, apontou.
A professora Mônica falou de como o aplicativo é intuitivo e será de grande valor. “É de fácil uso pela família e pelos profissionais de saúde e com certeza contribuirá muito no cuidado às vidas das crianças na nossa prática clínica”, pontuou.
Falando da necessidade de olhar para cada caso especificamente, Marina Chicago defendeu o pioneirismo da ferramenta. “É um desafio no nosso país olhar para as necessidades individuais das crianças, então o TEDI se soma como um caminho que contribui para a atenção individualizada, fazendo com que cada criança possa se desenvolver plenamente”, destacou.
“Temos que fortalecer a atenção primária na primeira infância juntamente aos profissionais da saúde”, afirmou Sônia Venâncio sobre os avanços que o aplicativo pode trazer ao atendimento infantil.
O TEDI é um aplicativo para triagem de alterações do desenvolvimento e comportamento de crianças de 1 a 65 meses e de fatores de risco no contexto familiar. Oferece, também, vídeos com estímulos para cada faixa etária e orientações para os cuidadores.
O aplicativo reúne informações do Survey of Well-being of Young Children (SWYC) e da Caderneta da Criança, visando auxiliar os profissionais de saúde na triagem de problemas de desenvolvimento e comportamento infantil, na interpretação desses resultados e na tomada de decisões.