Apoio a estudantes com deficiência é tema de oficina para docentes

10 de novembro de 2023 - , , , ,

O Núcleo de Educação do Centro de Educação em Saúde promove a oficina “Dificuldades e barreiras à implementação de adaptações no percurso acadêmico dos estudantes com deficiência: como podemos melhorar?”, com parceria do Projeto de extensão Portas Abertas e da Assessoria de Escuta Acadêmica. O evento acontece no dia 23 de novembro, das 13h30 às 17h30, na sala 029, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Docente.

A edição é uma iniciativa da professora Taciana de Figueiredo Soares (Professora Associada do PRO e Coordenadora do Projeto de Extensão Portas Abertas – Faculdade de Medicina/UFMG); professora Eliane Gontijo (MPS); Caroline Stumpf Baues (Técnico-Administrativo de Ensino da Assessoria de Escuta Acadêmica e Projeto Portas Abertas) e Maria das Graças Santos Ribeiro (Técnico-Administrativo de Ensino da Assessoria de Escuta Acadêmica e Projeto Portas Abertas)

O objetivo da oficina é discutir as dificuldades do docente relacionadas à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ambiente da Faculdade de Medicina no contexto da docência. Os convidados para este encontro são Romerito Nascimento (Assistente Social do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI/UFMG); professor Cristiano Lima (CIR/FM e Coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Curso Médico) e os acadêmica do curso de medicina Daniela da Cruz Oliveira e Victor Alves da Silva.

As atividades irão oferecer um ambiente para discussão da temática da acessibilidade e inclusão no contexto da faculdade, bem como identificar as dificuldades mais frequentes, discutir situações recorrentes no ambiente acadêmico relacionadas à questão da inclusão e promover formas de melhorar o acolhimento dos estudantes com deficiência pelos docentes.

As inscrições devem ser feitas até às 16:00 horas do dia 22 de outubro de 2023. Centro de Educação em Saúde e no E-mail secretaria@medicina.ufmg.br ou ces.medicinaufmg@gmail.com. No ato da inscrição, solicitamos nos informar os seguintes dados: nome completo, Departamento/Unidade Acadêmica, Telefone, E-mail particular e E-mail Institucional @UFMG. Será fornecido certificado de participação no evento.

“Oficina: Dificuldades e barreiras à implementação de adaptações no percurso acadêmico dos estudantes com deficiência: como podemos melhorar?”
Data: 23/11/2023
Local: Sala 029 (Congregação)
Horário: 13:30 às 17:30 horas