Aprenda a identificar a puberdade precoce

Segundo estudos, casos de puberdade precoce aumentaram cerca de 15 vezes nos últimos 20 anos.


04 de novembro de 2024 - , , , ,


* Alexandre Temponi

A puberdade é um período de transição natural entre a infância e a fase adulta, caracterizado por mudanças físicas, hormonais, sociais e mentais. Porém, a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Ivani Novato, explica que, quando este fenômeno acontece antes dos 8 anos, é tratado como um caso de puberdade precoce.

A professora informa que existem dois tipos de puberdade precoce: a central, que mimetiza a puberdade fisiológica porém em uma idade adiantada; e existe a puberdade precoce periférica, que se caracteriza pelo desenvolvimento de características sexuais secundárias. As causas desta condição são diversas, podendo ser de origem patológica, surgindo simultaneamente a uma doença ou tumor, mas também pode ser causada por um contato direto com hormônios.

Para realizar o diagnóstico da puberdade precoce é necessário, primeiramente, conhecer o histórico da criança acometida. Portanto, é realizada uma anamnese detalhada com os pais da criança, com o intuito de descobrir se há alguma condição que pode estar causando a puberdade precoce. Além disso, é realizado um exame físico, para determinar se há a presença de caracteristicas sexuais inadequadas para a idade da criança, ouum aumento exagerado de hormônios.

Sinais físicos e psicológicos

Ivani Novato informa que os principais sinais físicos da puberdade precoce central em meninas são: aparecimento de mamas, mudança na forma do corpo, aparecimento de pelos pubianos e axilares e o aumento da velocidade de crescimento. Já nos meninos, os principais sintomas são: o crescimento testicular, aparecimento de pelos pubianos, aumento da massa muscular e também a velocidade de crescimento aumentada.

No caso da puberdade periférica, os sinais não são padronizados e variam conforme o tipo de contato que a criança tem com hormônios. A professora prossegue explicando que a puberdade precoce também traz consequências psicológicas para a criança.

“Até que se faça o diagnóstico, essas crianças costumam destoar dos outros colegas, por possuírem um desenvolvimento corporal mais cedo. Portanto, muitas destas crianças são tratadas em desacordo com sua idade, o que pode gerar um certo sofrimento a ela. Além disso, o desenvolvimento desses caracteres sexuais, difere essa criança das outras, podendo causar distúrbios emocionais”.

Professora Ivani Novato

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a puberdade precoce. Iremos explicar a origem da condição e como são feitos seu diagnóstico e tratamento. Além disso, iremos explicar os sinais físicos e psicológicos que da puberdade precoce para as crianças.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno