Apresentação de coral de afásicos reforça conscientização
28 de junho de 2018
O teatro de arena do campus Saúde da UFMG recebeu hoje, no horário do almoço, uma apresentação de um coral de pessoas com afasia, que é uma alteração de linguagem causada por derrames ou traumatismos cranianos, proposto por um projeto de extensão do Departamento de Fonoaudiologia da UFMG. A apresentação celebrou o encerramento da Campanha Nacional de Conscientização da Afasia, organizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Coordenado pela professora Érica de Araújo Brandão Couto, o projeto visa trabalhar a interação social de pessoas com afasia. De acordo com Érica, as atividades empoderam os pacientes, os ajudando a superar dificuldades e lidar com a condição. “O grupo tem esse objetivo de mostrar que a afasia faz parte deles, mas que ela não controla tudo. As pessoas precisam aceitar e aprender a conversar com um afásico, a interagir, ter paciência”, afirmou.
João Xavier da Silva, paciente afásico integrante do grupo, diz que se sente muito bem por poder ajudar outras pessoas. “Eu tive pouca dificuldade, às vezes na fala, às vezes na hora de escrever. Mas vejo pessoas que tem dificuldades maiores, e conversando e brincando com elas, elas voltam a falar melhor”, contou. “A gente tem que concordar com o que aconteceu e tentar melhorar. Conversando com o outro aprendemos isso tudo”, acredita João.