Arte e luta contra o HIV/Aids: PrEP 15-19 debate temática inédita no Festival de Verão da UFMG

Roda de conversa acontece em 6 de março, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

22 de fevereiro de 2021 - , , ,

Em um país que discrimina o que não é considerado “padrão”, a arte se transformou em uma ferramenta fundamental para criar oportunidades, dar visibilidade e acolher indivíduos invisíveis para a sociedade. É com esse objetivo que o projeto PrEP 15-19 participa da programação do 15ª Festival de Verão da UFMG com o debate inédito “Arte como cura para corpos diversos na luta contra o HIV/Aids”. O bate-papo acontece em 6 de março, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

“A arte é saúde? Foi respondendo essa pergunta que chegamos no tema, que é a pensar a multilinguagem da arte como resgate do autocuidado e acolhimento”, explica a educadora par da PrEP 15-19 Minas, Emilly Prado.

Durante o evento, Emilly e os educadores pares Ícaro Gabriel e Junim Consenza conversam com o cineasta e pesquisador Vagner de Almeida e o escritor Salvador Corrêa. Os dois são ativistas que encontraram na arte as ferramentas não só de comunicação e articulação, mas também de luta por políticas e ações justas para o controle da epidemia do HIV.

O objetivo do debate também é refletir sobre a importância de corpos que vivem com HIV/Aids como performance, luta e resistência. De acordo com os organizadores da atividade, a temática da discussão atravessa o tema geral do 15º Festival de Verão UFMG, que contempla “as redes de cidadania e o direito à cultura”. Isso porque a arte pode ser vista como lugar onde esses corpos possam ser reconhecidos e incluídos na sociedade.

O evento é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A atividade oferece certificado aos participantes. O Festival de Verão ocorre de 4 a 11 de março com praticamente toda a programação transmitida virtualmente, em razão da pandemia do novo coronavírus. Além da participação da PrEP 15-19 Minas, haverá apresentações teatrais, shows musicais, oficinas e exposições. Tudo gratuito e aberto ao público.

Debatedores:

Vagner de Almeida/ Acervo pessoal

Vagner de Almeida – Cineasta e pesquisador dos temas homossexualidade, HIV e Aids desde 1983, com formação em direção de documentários em vídeo/filmes pela New York University (NYU).  Em 1989, integrou-se à Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), onde passou a coordenar a produção audiovisual da instituição. A sua vasta produção inicia com “Cabaret Prevenção” (1995), filme que ajudou a dar visibilidade à comunidade de homens que fazem sexo com homens (HSH) no país. Destacam-se também os longas “Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro” (2011), apresentado em diversas universidades do mundo, e “Borboletas da Vida” (2006), premiado no New York Brazilian Film Festival como melhor documentário.

Salvador Corrêa/ Acervo Pessoal

Salvador Corrêa – psicólogo, mestre em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e doutorando em Saúde Coletiva (IFF/FIocruz), têm contribuído com reflexões sobre a pandemia de HIV no Brasil e debates públicos em sites, mídia imprensa e lives. Atua como escritor, sanitarista, ativista vivendo com HIV e criador da Caminhos PositHIVos Consultoria em Saúde. É autor do livro O Segundo Armário – diário de um jovem soropositivo (Editora Autografia).

Educadores Pares

Emilly Prado, Ícaro Gabriel e Junim Consenza (da esquerda para a direita) – educadores pares do projeto PrEP 15-19, responsáveis pela interlocução direta com os jovens público alvo do projeto para o recrutamento e acolhimento.

PrEP 15-19

O projeto avalia o uso da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) como parte da chamada prevenção combinada entre jovens de 15 a 19 anos. O estudo multicêntrico é realizado na Faculdade de Medicina da UFMG, USP e UFBA, com financiamento do Ministério da Saúde e da OMS/Unitaid.

Interessados podem entrar em contato pelo o whatsapp do projeto (31) 9 9726-9307 ou instragram @nodeumatch. A assistência virtual Amanda Selfie também pode ajudar! É só chamá-la para conversar pelo site (Prep1519.org), Facebook (@amandaselfie.bot).

Data Live:
06/03/2021, 10h30 da manhã. Site do evento
Transmissão: Youtube do Festival de Verão da UFMG.
Tema: Arte como cura para corpos diversos na luta contra o HIV/AIDS.
Evento: LIVRE

Com assessoria de comunicação da PrEP 15-19 Minas.